Meteorologia

  • 16 AGOSTO 2018
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 15º

Edição

Download de CNH Digital pode trazer perigos; confira

Versão de demonstração da carteira de motorista está disponível fora da Play Store e requer permissões perigosas

Download de CNH Digital pode trazer perigos; confira
Notícias ao Minuto Brasil

13:56 - 31/08/17 por Notícias Ao Minuto

Tech alerta

A Play Store, assim como a Apple Store, são famosas pelo verdadeiro batalhão de procedimentos que adotam para deixar os aplicativos que disponibilizam livres de quaisquer ameaças de segurança. Especialistas alertam, no entanto, que ao deixar a versão beta da Carteira Nacional de Habilitação Digital (CNH-e) disponível para download em um site aberto, sem maiores protocolos de segurança, o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) coloca em risco os usuários do sistema operacional Android.

Já que um dos requisitos do arquivo de demonstração para smartphones é baixar antes um arquivo APK, que compacta conteúdo executável e permite, por exemplo, a ação de arquivos maliciosos por meio da configuração que sugere. Como também não está na Play Store, requer que o usuário autorize o recebimento de arquivos de fontes desconhecidas.

+ Cerca de 700 milhões de emails são atingidos por esquema de Spam

A CNH-e beta disponível é apenas uma amostra da versão final, que será lançada a partir de setembro, começando por Goiás. Diretor de operações e diretor-presidente em exercício do Serpro, Iran Porto Júnior defende que esta foi uma forma de tornar essa demonstração disponível sem estar na loja, o que poderia "gerar confusão entre os usuários". "Obviamente, a gente está falando de um aplicativo desenvolvido por uma empresa de governo, que tem todos os requisitos de segurança", informou ao G1.

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe o nosso aplicativo gratuito.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório
Competição
Quer ganhar um
iPhone X no valor de R$ 7.799? Não, obrigado

Notícias ao Minuto
Inscreva-se agora e concorra ao
SMARTPHONE
Mais cobiçado do momento
Complete as 5 etapas para participar
Notícias ao Minuto