Meteorologia

  • 08 MAIO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Órgão de trânsito defende permissão de andar bêbado em carro autônomo

'A situação é análoga a uma pessoa instruindo um taxista aonde ir', compara documento da Comissão de Transporte da Austrália

Órgão de trânsito defende permissão de andar bêbado em carro autônomo
Notícias ao Minuto Brasil

12:49 - 05/10/17 por Notícias Ao Minuto

Tech Austrália

Dirigir alcoolizado é crime em diversos países, mas será que a mesmo regra pode ser aplicada a carros autônomos? A Comissão Nacional de Transporte (NTC, na sigla em inglês) da Austrália acredita que não, já que quem ocupa a posição do "motorista" nesses veículos pode ser considerado um passageiro, como qualquer outro.

Segundo o órgão em um documento divulgado recentemente no "The Guardian", "a situação é análoga a uma pessoa instruindo um taxista aonde ir". Aplicar a legislação atual aos carros autônomos seria como impôr uma "barreira" à tecnologia.

+ NASA oferece ingressos para levar o seu nome a Marte

A NTC defende que a regra atual se aplica apenas a veículos tradicionais e semi-autônomos, que são controlados pelo homem. Além disso, o órgão quer regular as responsabilizações em caso de acidente.

"Apontar o humano como responsável talvez restrinja a introdução dos veículos autônomos na Austrália e recuse ou atrase desnecessariamente muitos potenciais benefícios da tecnologia", explica o órgão.

Campo obrigatório