Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Empresa cria cápsula que levaria 20 minutos entre Rio e S. Paulo

"Literalmente, a cápsula levita e se torna capaz de atingir altíssima velocidade", explica o diretor da empresa

Empresa cria cápsula que levaria 20 minutos entre Rio e S. Paulo
Notícias ao Minuto Brasil

14:39 - 19/11/17 por Notícias Ao Minuto

Tech Hyperloop

A empresa Hyperloop TT está desenvolvendo uma "cápsula pressurizada que circula dentro de um tubo quase a vácuo”, segundo explica Rodrigo Sá, diretor da empresa que desenvolve um novo transporte de alta velocidade. O Hyperloop funciona por ímãs de neodímio, que são colocados de forma a anular o campo magnético. Rodrigo estará presente no Wired Festival em dezembro, que acontece na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro, para falar sobre a nova tecnologia.

"Literalmente, a cápsula levita e se torna capaz de atingir altíssima velocidade", explica o diretor.

A cápsula é projetada para atingir 1.229 km/h, mas pode chegar a de 5 mil km/h. "É possível, mas traria riscos desnecessários. A questão não é apenas de velocidade, mas de segurança. Estamos falando sobre os benefícios de um avião, mas sem os riscos de acidentes", destaca Rodrigo.

+ NASA mostra mudanças dramáticas na Terra nos últimos 20 anos

Em entrevista ao jornal O Globo, o diretor da Hyperloop TT esclarece que a empresa existe há três anos e já conta com 30 patentes registradas e terras doados por governos para fazer a construção. "Estamos criando uma indústria do zero, que ainda não tem leis e regulamentação. Montar o Hyperloop é o mais fácil, já fazemos testes desde 2015. A questão é a regulamentação, e os países estarem dispostos a investir. Hoje, temos as cápsulas comerciais sendo construídas pela Carbures, na Espanha, e as estruturas que suportam os tubos estão sendo construídas na China. O início das construções será em 2018", afirma.

Ao comentar sobre a possível instalação da cápsula no Brasil, Rodrigo destaca: "Nós vemos o Brasil como país-chave para a América Latina. Já temos discussões avançadas, o Ministério dos Transportes foi bastante receptivo. Se não fizermos diretamente com os estados, teremos que buscar parceiros. Inicialmente, pensamos no transporte de cargas, apesar de existirem políticos nos questionando sobre o transporte de passageiros também. As oportunidades são gigantescas, estamos falando de um país que tem na infraestrutura de transportes um dos principais gargalos. Fazendo as contas, vemos que é possível".

O diretor da empresa explica ainda que há um olhar para Rio x São Paulo e que a viagem levaria 20 minutos, mas não é o foco da empresa. "O nosso objetivo é oferecer um transporte de cargas rápido e seguro", reforça."As pessoas ficam fascinadas com a velocidade, mas o nosso foco não é chegar a mil quilômetros por hora, é transportar pessoas de forma rápida, segura, eficiente e sustentável. As distâncias que temos visto variam de 100 km a 200 km. Serão poucos os casos em que vamos atingir os 1.200 km/h. Além da velocidade, nós temos outros pontos que reduzem o tempo de viagem. Hoje, você precisa chegar ao aeroporto com uma hora de antecedência, depois leva mais uma hora esperando a mala. O nosso tempo de embarque é muito reduzido", afirma.

WIRED FESTIVAL - O evento terá dois dias de conteúdo e experiências nos campos da ciência e tecnologia, economia, política, entretenimento e cultura, design e estilo de vida. Dias 1 e 2 de dezembro, na Cidade das Artes (Av. das Américas 5.300, Barra da Tijuca). Os ingressos podem ser adquiridos no site do evento, via Ingresso Certo. A programação completa também está disponível na página. 

Campo obrigatório