Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Novo golpe no Facebook rouba dados dos usuários

Cibercriminosos convencem vítimas a baixarem app falso, que possibilita a 'invasão' do celular

Novo golpe no Facebook rouba dados dos usuários
Notícias ao Minuto Brasil

12:49 - 24/03/18 por Notícias Ao Minuto

Tech não caia nessa!

Pesquisadores da Avast descobriram um novo golpe aplicado a usuários do Facebook. Por meio de contas falsas identificadas com fotos de mulheres atraentes, cibercriminosos convencem as suas vítimas a baixar o app Kik Messenger, que invade o dispositivo e rouba informações.

Como explica o Olhar Digital, o maior número de casos do golpe foi registrado no Oriente Médio, mas países como Estados Unidos, França, Alemanha e China também registraram vítimas.

+ Samsung admite problema no touch de seus modelos top de linha

De acordo com a publicação, os criminosos entram em contato com as suas vítimas pelo Messenger do Facebook e as incentivam a baixar o outro aplicativo de bate-papo para continuarem conversando. A pessoa acabava baixando um aplicativo falso do Kik Messenger, que possui um malware de espionagem.

A equipe do Avast afirma que o malware é capaz de roubar contatos, registros de chamadas, SMS, fotos, dados do dispositivo e geolocalização, além de acessar o sistema de arquivos do aparelho e gravar áudio.

Para não cair no golpe, o internauta não deve seguir instruções de estranhos, abrir links ou arquivos suspeitos, e só fazer o download de aplicativos na loja dos smartphones.

Campo obrigatório