Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Quatro meses após acidente, Uber vai retomar testes de carros autônomos

Em março, uma mulher morreu após ser atropelada pelo carro da Uber

Quatro meses após acidente, Uber vai retomar testes de carros autônomos
Notícias ao Minuto Brasil

21:30 - 24/07/18 por Folhapress

Tech Transporte

A Uber informou nesta terça-feira (24) que está dando o primeiro passo para retomar seu programa de veículos autônomos, ao colocar suas unidades novamente nas ruas em "modo manual", com um motorista ao volante o tempo todo.

A companhia anunciou que seus veículos especialmente equipados voltarão a funcionar pela primeira vez após a interrupção dos testes por um acidente fatal no Arizona, sem informar uma data.

Em março, uma mulher morreu após ser atropelada pelo carro da Uber. A motorista estaria assistindo ao programa The Voice no momento do acidente.

Em um comunicado sobre o relançamento dos testes em Pittsburgh, na Pensilvânia, a Uber afirmou que irá começar no "modo manual, com um especialista atrás do volante controlando o veículo a todo o momento".

"Embora estejamos ansiosos para retomar os testes de nosso sistema de veículos autônomos, vemos que o manejo manual é um primeiro passo importante para ter proteção", afirmou a companhia.

+ Entenda por que o eclipse de sexta vai deixar a Lua vermelha

Os testes permitirão à Uber recolher informação em distintos cenários que serão recriados em simulações virtuais, e também desenvolver um mapeamento mais preciso para os veículos.

A Uber mantinha os testes com veículos autônomos em várias localidades nos Estados Unidos antes do acidente no Arizona.

FORD

A Ford também anunciou nesta segunda-feira que irá investir US$ 4 bilhões até 2023 em sua recém-criada unidade de veículos autônomos, a Ford Autonomous Vehicles, na tentativa de produzir carros autônomos nos próximos três anos.

A segunda maior montadora dos Estados Unidos disse que a nova unidade engloba integração de sistemas autônomos, pesquisa de veículos autônomos e engenharia avançada.

A unidade, que será comandada pelo vice-presidente Sherif Marakby, ficará sediada no campus da Ford em Corktown, em Detroit, e será detentora da participação da Ford na Argo AI - parceira de Pittsburgh para desenvolvimento de sistemas autônomos.

A Ford e a BMW planejam lançar carros autônomos em 2021. A também Tesla já falou sobre a criação de uma rede de carros autônomos.

A General Motors, maior montadora dos Estados Unidos, já possui uma unidade de veículos autônomos, a Cruise, adquirida em 2016. Com informações da Folhapress.

Campo obrigatório