Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Morador do Acre que teria 131 anos pode ser homem mais velho do mundo

A certidão de nascimento de José atesta que seu nascimento ocorreu em 10 de março de 1884, na cidade de Meruoca (CE)

Notícias ao Minuto Brasil

15:39 - 14/01/16 por Notícias Ao Minuto

Brasil Recorde

José Coelho de Souza, morador da comunidade Estirão do Alcântara, a 30 minutos de barco de Sena Madureira (AC) teve sua história divulgada pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) esta semana. Segundo o órgão, o ex-seringueiro teria 131 anos e teve que comprovar que ainda estava vivo para continuar recebendo a aposentadoria.

A certidão de nascimento de José atesta que seu nascimento ocorreu em 10 de março de 1884, na cidade de Meruoca (CE). Em sua página pessoal no Facebook, o gerente da agência central do INSS em Rio Branco, Kennedy Afonso, contou a história do idoso.

"Os órgãos de controle externo cobram a comprovação de vida de pessoas seguradas com mais de 90 anos. Antigamente, as pessoas precisavam ir nas agências para essa atualização, mas agora o INSS faz isso e acabamos encontrando Souza. Um servidor de Sena Madureira foi no local e comprovou que ele ainda está vivo", explicou.

Em entrevista ao G1, a filha do aposentado, Cirlene de Souza, de 30 anos, confirmou a idade do pai e ainda revelou que ele já tinha 101 anos quando ela nasceu. A esposa do ex-seringueiro é 69 anos mais velha do que ele. "Tem dias que ele está lúcido, mas outros não reconhece nem mesmo os filhos. Ele era muito pequeno quando veio para o Acre, veio trabalhar na extração de borracha em uma colocação acima de Sena Madureira. Ele está com a minha mãe há mais de 40 anos e hoje depende da gente para tudo", conta a filha.

Atualmente, o posto de homem mais velho do mundo é detido por Yasutaro Koide, de 112 anos, morador da cidade de Nagoya (Japão) que foi reconhecido no dia 21 de agosto de 2015 como o homem mais velho do mundo, segundo o Guinness World Records.

Campo obrigatório