Meteorologia

  • 19 MAIO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Conheça lugares inusitados em que o Aedes aegypti se ‘esconde’

Além dos vasos de planta e pneus, o mosquito pode depositar ovos em sacos de lixo, privadas e até em algumas plantas

Saiba quais são os lugares inusitados em que o Aedes aegypti se esconde - Banheiros pouco utilizados em que vasos sanitários ficam sem descarga durante um tempo prolongado podem se tornar  propícios para o mosquito.

Notícias ao Minuto Brasil

09:06 - 09/03/16 por Notícias Ao Minuto

Brasil Alerta!

Com a alarmante propagação das doenças zika vírus, febre chikungunya e dengue, transmitidas pelo Aedes aegypti, é cada vez mais imprescindível o combate ao mosquito. Locais como pratinhos de planta e pneus velhos são bastante conhecidos como potenciais criadouros, mas há vários outros locais poucos suspeitos aos quais é necessário prestar atenção.

“Em princípio, qualquer lugar que acumule água é um possível criadouro. Temos que observar no ambiente as coisas que estejam acumulando água. Até uma tampinha de garrafa de água ou refrigerante virada para cima, que fique semanas no quintal, pode ser perigosa. Ou então um brinquedo, dependendo do seu desenho. Um caminhãozinho com caçamba, por exemplo”, alertou Ícaro Boszczowski, infectologista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz ao portal iG.

Ralcyon Teixeira, médico infectologista e supervisor do Pronto-Socorro do Instituto de Infectologia Emílio Ribas também alertou ao iG que quem tem quintal em casa ou deixa objetos expostos a céu aberto precisa ter cuidado redobrado. Piscinas e caixas d`água abertas e sem vedação são claros criadouros em potencial, mas até calhas, telhas e sacos de lixo devem ser checados.

Confira na galeria acima mais locais insuspeitos que podem se tornar criadouros e dicas dos especialistas.

Campo obrigatório