Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Comitê critica possível suspensão da Olimpíada em razão do zika

As especulações cresceram após a publicação, na quarta-feira, pela revista norte-americana Forbes que abordou o assunto

Comitê critica possível suspensão da Olimpíada em razão do zika
Notícias ao Minuto Brasil

20:28 - 05/02/16 por Estadao Conteudo

Esporte Epidemia

O Comitê Rio-2016, organizador dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, criticou duramente nessa sexta, 5, as especulações sobre a possibilidade de suspensão da Olimpíada por causa do surto de doenças relacionadas ao zyka vírus. "Fantasia" e "agenda negativa e desnecessária" foram algumas das expressões usadas por um porta-voz da entidade para se recusar a comentar o assunto.

"O comitê se recusa a discutir uma hipótese construída em cima de uma fantasia. Claro que esse tipo de publicação gera uma agenda negativa, mas que é totalmente desnecessária. Os Jogos acontecerão em agosto, numa época em que não tem mosquito, e estamos diariamente fazendo inspeções nas instalações para combater focos de Aedes", ", disse Mario Andrada, diretor de Comunicação do Rio-2016. Nos meses de inverno, é muito baixa a proliferação do inseto, e o número de casos de contaminação de doenças relacionadas a ele caem.

As especulações cresceram após a publicação, na quarta-feira, pela revista norte-americana Forbes que abordou o assunto. O texto, assinado por dois pesquisadores americanos, afirma que realizar a Olimpíada este ano seria "irresponsável". Pede ao Comitê Olímpico Internacional (COI) que tire a disputa do Rio, adie a competição ou até mesmo cancele o evento.

O texto é assinado por Arthur Caplan, chefe da divisão de ética médica no Centro Médico de Langone, na Universidade de Nova York, e por Lee Igel, professor da mesma instituição e especialista em comportamento no trabalho em negócios do esporte. Na publicação, a dupla bate forte na manutenção do evento para este ano, no Rio.

"É como se uma família dissesse 'vamos a Chernobyl curtir os Jogos'", escrevem.

O texto também desagradou o Ministério do Esporte, que divulgou nota assinada pelo ministro George Hilton (PRB) lamentando a publicação. "Essa possibilidade (adiamento) não está em discussão. O Governo brasileiro está integralmente empenhado em garantir que os Jogos Rio-2016 transcorram com segurança e tranquilidade", afirma a nota.

"A Organização Mundial da Saúde (OMS), que é a autoridade internacional competente para pronunciar-se sobre qualquer questão relacionada à saúde, não fez, em nenhum momento, qualquer recomendação para que se evitem viagens por causa do Zika", prossegue o texto do ministério.

Para o prefeito do Rio, Eduardo Paes (PMDB), os governos estão agindo e a proliferação do zika vírus não afetará a Olimpíada. "Não acho que o mosquito vai impactar os Jogos. As Olimpíadas serão realizadas no inverno, uma estação seca; não tem histórico do mosquito atuando nessa época do ano", ponderou, na festa de abertura do carnaval, com a entrega simbólica das chaves da cidade ao Rei Momo. "É uma doença desconhecida, por isso ela gera tanta insegurança. Mas acho que a ação das autoridades brasileiras - não só dos governos municipais, mas do Governo Federal - é bastante efetiva. O pessoal deve tomar as precauções... Para quem vive aqui no Brasil a gente sabe que a dengue é muito mais traumática do que o zika vírus, então a gente vai tomar as precauções, tomar os cuidados, mas tenho muita tranquilidade no que está sendo feito. A equipe da prefeitura está toda na rua, a gente tem ampliado demais a rede de saúde com as clínicas da família, que estão trabalhando direto nisso. Com informações do Estadão Conteúdo.

Transmissões ao vivo dos jogos dos principais times do Brasileirão!

Veja resultados, notícias, entrevistas, fotos, vídeos e os bastidores do mundo do esporte

Obrigado por ter ativado as notificações do Esporte ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório