Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

EUA negam retirada de Cuba da lista de patrocinadores do terrorismo

EUA negam retirada de Cuba da lista de patrocinadores do terrorismo

EUA negam retirada de Cuba da lista de patrocinadores do terrorismo
Notícias ao Minuto Brasil

17:15 - 27/02/15 por Agência Brasil

Mundo Avaliação

“A classificação de Estados que apóiam o terrorismo é um assunto distinto. Não é uma negociação. É uma avaliação que prossegue de forma separada”, argumentou o chefe da diplomacia dos Estados Unidos.

Cuba reclama ser retirada desta “lista negra” do Departamento de Estado norte-americano. Havana figura nesta lista desde 1982, ao lado de países como o Irã, a Síria e o Sudão.

No dia em que anunciou o processo de restabelecimento das relações diplomáticas com Havana, em 17 de dezembro do ano passado, o Presidente norte-americano, Barack Obama, afirmou que ia fazer avançar esta matéria.

Os governos dos Estados Unidos e de Cuba regressaram hoje à mesa das negociações para debater a aproximação histórica entre os dois países, que não têm relações diplomáticas oficiais desde 1961.

Depois de um primeiro encontro em Havana, em janeiro, a segunda rodada de negociações acontece hoje, no Departamento de Estado norte-americano, em Washington.

Tal como aconteceu na capital cubana, a delegação norte-americana é chefiada pela secretária de Estado adjunta para os Assuntos do Hemisfério Ocidental, Roberta Jacobson, e a equipe cubana por Josefina Vidal, diretora-geral para os EUA no Ministério dos Negócios Estrangeiros de Cuba.


Campo obrigatório