Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Como atenuar as consequências de uma super exposição ao sol

Uma insolação nunca é agradável ou até mesmo saudável, mas existem formas de contornar as consequências da exposição excessiva ao sol

Como atenuar as consequências de uma super exposição ao sol
Notícias ao Minuto Brasil

15:41 - 04/08/15 por Notícias ao Minuto Brasil

Brasil Saúde

Passar horas a fio exposto ao sol não é saudável mas continua a ser um hábito de muitas pessoas durante o verão, em especial nos dias de mais calor e em que a radiação ultravioleta é mais intensa.

A consequência mais imediata da exposição solar excessiva é a insolação da pele, mas existem várias formas de atenuar este efeito, diz a dermatologista Justine Hextall ao Daily Mail.

A primeira, e mais óbvia, é procurar uma sombra assim que a pele começar a ficar vermelha, quente ou com algum tipo de ardor. Aplicar protetor solar nestas situações e permanecer no sol é um erro e um risco, uma vez que existe uma forte possibilidade de a pele começar a dar sinais alérgicos.

Para evitar as dores, os calafrios e o inchaço da pele é recomendado um refrescamento da mesma. De acordo com a especialista, ao refrescar a pele, o corpo deixa de responder ao processo inflamatório, deixando, assim, de existir dor ou ardor. Uma ducha de 20 minutos de água fria pode ser a solução, mas sem que seja usado qualquer sabão ou gel de banho. Água simples é o melhor ou então produtos ricos em aveia.

A insolação não afeta apenas o exterior do corpo. Pelo contrário: uma exposição excessiva ao sol faz libertar moléculas nocivas que aumentam os riscos de câncer. Para evitar um alastramento exagerado, a dermatologista sugere a

aplicação na pele de panos molhados em chá verde

gelado

(cerca de quatro a cinco saquinhos por recipiente).

Quando a pele fica queimada demais, os níveis de hidratação caem. Para a hidratar é recomendado o

uso de cremes à base de glicerina, camomila ou aloe vera, pois ajudam a reduzir a inflamação. Diz o Daily Mail que em caso de insolação não deve ser usado creme do tipo vaselina.

Beber muita água, usar

roupas de algodão

e ter mais cuidado com os horários de exposição ao sol são as últimas recomendações de Justine Hextall.

Campo obrigatório