Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Casamento homoafetivo terá bênção de padre em Minas Gerais

Desde que deixou a Igreja Católica, o religioso já realizou mais de dez matrimônios, unindo pessoas divorciadas e noivos de mesmo sexo

Casamento homoafetivo terá bênção 
de padre em Minas Gerais
Notícias ao Minuto Brasil

19:25 - 27/10/16 por Notícias Ao Minuto

Brasil Humanidade Livre

Em São Sebastião do Paraíso, ao Sul de Minas Gerais, o padre Roberto Francisco Daniel, de 51 anos, dará sua benção à união de dois homens mineiros, na cerimônia de casamento que será realizada no próximo sábado (29).

De acordo com o jornal O Tempo, a celebração religiosa só foi possível porque o sacerdote foi excomungado da Igreja Católica pela Arquidiocese de Bauru, cidade do interior de São Paulo, há três anos. Foi então que ele fundou a religião Humanidade Livre.

A arquidiocese não explicou o porque o Padre Beto foi excomungado, alegando não comentar mais sobre o assunto, mas disse que o sacerdote ainda permanece com o título.

Desde que deixou a Igreja Católica, o religioso já realizou mais de dez matrimônios, unindo pessoas divorciadas e noivos de mesmo sexo. As celebrações já ocorreram em São Paulo, em Belém do Pará, no Espírito Santo e em Minas.

"Não somos uma religião como as outras, nosso objetivo é levar amor ao próximo. Não queremos dominar o mundo. Aqui não temos dogmas porque a humanidade é livre para crer no que quiser. Aqui, reunimos católicos, budistas, evangélicos e outros fiéis de outras religiões", explicou o religioso.

Outro diferencial da nova religião é não pedir dízimo aos frequentadores. "Não tenho salário. Vivemos de colaboração. Quem se sentir a vontade, pode colaborar. Mas também contamos com os valores arrecadados durante os eventos culturais que promovemos", revela.

O padre teria sido coagido a pedir perdão por aceitar relacionamentos entre pessoas do mesmo sexo. "Como eu posso pedir perdão se eu acho que temos que discutir problemas que a igreja tem? Acho que temos que discutir com o povo de Deus. Eu me recusei a pedir perdão e fui excomungado", esclarece.

Em defesa ao amor entre pessoas do mesmo sexo, o padre diz: "Eu acredito no princípio do amor ao próximo. O homossexual só se realiza se ele viver sua opção sexual. Ele ama, e pode ter um casamento feliz vivendo com o mesmo sexo. Se a igreja não aceita isso, ela está pecando porque vai contra o amor ao próximo".

Desde o momento em que foi excomungado, o padre foi apoiado pela população, principalmente de pessoas mais velhas. "Por incrível que parece, boa parte dos frequentadores da Humanidade Livre são pessoas da terceira idade", explica.

Leia também: Importar sementes de maconha não é crime, diz subprocuradora

Campo obrigatório