Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Jornal de Brasília pede desculpas por crônica sobre estagiária

Goulart explica qual foi a sua intenção ao escrever a crônica e admite ter abordado o tema de maneira equivocada

Jornal de Brasília pede desculpas por crônica sobre estagiária
Notícias ao Minuto Brasil

14:58 - 12/09/17 por Notícias Ao Minuto

Brasil Machismo

Em resposta à repercussão negativa da crônica "O primeiro dia de trabalho de Melissinha", do jornalista Guilherme Goulart, publicada na edição dessa segunda-feira (11), o jornal Correio Braziliense divulgou uma retração na edição desta terça-feira (12). No texto, intitulado "Um erro sem perdão", Goulart explica qual foi a sua intenção ao escrever a crônica e admite ter abordado o tema de maneira equivocada.

Na primeira publicação, Goulart contou a história da estagiária Melissinha, que teria virado a cabeça dos "representantes da fauna masculina" da redação. O texto recebeu diversas críticas na forma que retrata a mulher e foi apontado como machista por internautas e veículos de comunicação.

Leia também: Sem apoio de Crivella, parada LGBT do Rio é adiada

"Poucos conhecem tanto o poder da palavra quanto um jornalista. E, mesmo assim, até ele, muitas vezes, esquece o tamanho dessa força. E eu, como tal, esqueci. Ao escrever uma crônica publicada ontem pelo Correio Braziliense, fiz o pior: constrangi a minha mãe, as minhas avós, a minha mulher, as minhas filhas, as minhas amigas, as minhas colegas de trabalho, enfim, todas as mulheres. Reconheço o meu erro e aceito todas as consequências disso", escreveu Goulart na retratação.

Segundo o jornalista, a intenção da crônica era mostrar algo que pode acontecer todos os dias em diversos ambientes. "Criei uma personagem para mostrar que o problema do assédio às mulheres continua sendo uma realidade apavorante e assustadora — e é por isso que o problema deve, sim, ser abordado, apesar de eu tê-lo feito de forma totalmente equivocada", justificou.

Campo obrigatório