Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Incêndio atinge serra da Bocaina e leva Bananal a decretar emergência

Na manhã de domingo (24), dois helicópteros da Polícia Militar sobrevoaram o local para fazer um reconhecimento da extensão do fogo

Incêndio atinge serra da Bocaina e leva Bananal a decretar emergência
Notícias ao Minuto Brasil

19:12 - 24/09/17 por Folhapress

Brasil São Paulo

A prefeitura da cidade de Bananal, localizada no interior de São Paulo, na divisa com Rio de Janeiro, decretou neste sábado (23) estado de emergência devido a um incêndio florestal na serra da Bocaina que atinge o entorno da Estação Ecológica Bananal há quase uma semana e ruma para áreas habitadas.

Na manhã de domingo (24), dois helicópteros da Polícia Militar sobrevoaram o local para fazer um reconhecimento da extensão do fogo e comandar as ações por terra -que mobilizam corpo de bombeiros, defesa civil, prefeitura, Fundação Florestal e voluntários.

Segundo a prefeitura, o incêndio, causado pelo forte calor e ausência de chuvas, é "intenso e progressivo". Com o avanço dos focos de fogo "há risco eminente de que os mesmos cheguem até áreas habitadas, podendo voltar a incidir, inclusive, no parque estadual localizado na serra da Bocaina", dependendo da posição dos ventos.

+ Crivella afirma que Rio precisa de segurança no nível da Olimpíada

Com o decreto, autoriza-se a convocação de voluntários para reforçar as ações de resposta ao fogo, a realização de campanhas de arrecadação de recursos e a entrada de autoridades administrativas e agentes da defesa civil nas casas da região, seja para prestar socorro ou determinar evacuação.

A Estação Ecológica de Bananal protege uma área remanescente de Mata Atlântica entre o vale do Paraíba e serra da Bocaina e tem espécies únicas de fauna e flora. O município, localizado a 326 quilômetros de São Paulo, é conhecido pelos casarões oitocentistas e pelas belezas naturais. Com informações da Folhapress. 

Campo obrigatório