Meteorologia

  • 06 JUNHO 2020
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Guedes diz que País está a caminho de um 'upgrade' na nota de crédito

O ministro frisou que a boa perspectiva mostra que a economia brasileira está melhorando.

Guedes diz que País está a caminho de um 'upgrade' na nota de crédito
Notícias ao Minuto Brasil

16:00 - 12/12/19 por Estadao Conteudo

Economia Otimismo

O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse que o Brasil está a caminho de um "upgrade" na nota de crédito dada por agências de rating e que isso pode ocorrer em um prazo menor do que dois anos. Ontem, a S&P alterou a perspectiva para o rating brasileiro de "estável" para "positiva", o que indica possibilidade de melhora nos próximos dois anos.

"A S&P está percebendo a efetividade das reformas que estamos implementando. A expectativa é que estamos a caminho do upgrade, isso geralmente leva dois anos, mas eu acho até que vamos conseguir antecipar", afirmou, ao deixar um almoço com a Frente Parlamentar da Indústria de Máquinas e Equipamentos.

Guedes frisou que a boa perspectiva mostra que a economia brasileira está melhorando. Ele listou a aprovação de reformas e a redução do déficit fiscal e da taxa de juros. "O Brasil está reacelerando, os investimentos estão sendo retomados. Se mantivermos ritmo de reformas, Brasil vai retomar crescimento acelerado muito rapidamente", completou.

Nota

O rating é uma nota dada por agências internacionais de acordo com a capacidade de pagamento da dívida por um país. Ontem, a S&P manteve o rating BB- do Brasil, mas melhorou a perspectiva. A agência destacou que o governo continua a implementar medidas de consolidação voltadas para reduzir o "ainda grande déficit fiscal" do País.

"Isso, junto com taxas de juros mais baixos e a gradual implementação de uma agenda de reforma devem contribuir para um crescimento e perspectivas de investimento um pouco mais forte ao longo dos próximos três anos, contanto que prossiga uma melhora gradual nos resultados fiscais", disse a agência.

Campo obrigatório