Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Guedes cancela em cima da hora participação em evento do Fórum Econômico Mundial

Ele era um dos três ministros previstos na programação.

Guedes cancela em cima da hora participação em evento do Fórum Econômico Mundial
Notícias ao Minuto Brasil

18:30 - 29/01/21 por Folhapress

Economia Paulo Guedes

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - O ministro da Economia, Paulo Guedes, cancelou de última hora sua participação nesta sexta-feira (29) em evento do Fórum Econômico Mundial.

A fala estava prevista desde a semana passada e estava na agenda de Guedes, divulgada na véspera. De acordo com o Ministério da Economia, a participação foi cancelada por "assuntos internos".


As declarações do ministro seriam dadas de forma virtual no painel "Reparando o sistema de comércio internacional", que analisou possíveis respostas de indústrias e governos para tornar mais resiliente o comércio global após o choque de 2020.


A OMC (Organização Mundial do Comércio) estima que exportações e importações entre países sofreram uma retração de 9% no ano passado devido à pandemia de Covid-19 e a tensões geopolíticas.


Sem Guedes, participaram do debate Elizabeth Truss, secretária de Comércio Exterior do Reino Unido; Sigrid Kaag, ministra do Comércio Exterior da Holanda; e Stefan Oschmann, presidente-executivo da empresa alemã do ramo químico e farmacêutico Merck.


Os participantes analisaram que o mundo pós-chegada da Covid continua enfrentando desafios e defenderam uma união global de países contra o protecionismo, agenda liberal defendida por Guedes.


O evento promovido pelo Fórum Econômico Mundial recebeu o nome de Davos Agenda e acontece de forma virtual como espécie de preparação para a reunião anual sendo planejada para maio, em Cingapura.


O encontro desta semana contou com a participação de diferentes líderes globais, que deram declarações de repercussão global. O presidente da China, Xi Jinping, discursou na abertura defendendo que o mundo abandone o que chamou de mentalidade de Guerra Fria.


Angela Merkel, chanceler da Alemanha, defendeu que o mundo não pode ser obrigado a ficar entre dois blocos (americanos e chineses).


Também participaram do evento Emmanuel Macron, presidente da França; Vladimir Putin, presidente da Rússia; Benjamin Netanyahu, primeiro-ministro de Israel; Narendra Modi, primeiro-ministro da Índia; Alberto Fernández, presidente da Argentina; e diversos outros chefes de estado.


O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) não estava na lista de participantes. O principal representante do governo brasileiro foi o vice-presidente Hamilton Mourão, que falou em painel sobre o financiamento da bioeconomia da Amazônia.


Guedes era um dos três ministros previstos na programação. Participaram a ministra Tereza Cristina (Agricultura), que falou sobre a inovação na produção de alimentos; e Ernesto Araújo (Relações Exteriores), sobre geopolítica.


Também esteve no encontro o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), que falou no painel "Repensando cidades para um futuro pós-Covid".

Campo obrigatório