Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Venda de imóveis cai 14% no primeiro semestre deste ano

O desempenho reflete a continuidade da crise econômica do setor

Venda de imóveis cai 14% no primeiro
semestre deste ano
Notícias ao Minuto Brasil

20:10 - 18/08/16 por Notícias Ao Minuto

Economia Recuo

Caíram em 13,93% as vendas das grandes incorporadoras no rimeiro semetre deste ano, em comparação com o mesmo período de 2015, indics o índice da Abrainc (associação do setor) feito em parceria com a Fipe.

Na primeira metade do ano foram 49,8 mil unidades comercializadas, o pior resultado desde o começo da série histórica do indicador, iniciada em 2014.

Segundo a Folha de S. Paulo, no acumulado dos últimos 12 meses até junho, a retração foi de 15%. De acordo com o vice-presidente executivo da entidade, Renato Ventura, o desempenho reflete a continuidade da crise econômica do setor.

"Apesar dos recentes sinais positivos, a liberação de crédito imobiliário ainda é um problema. Os bancos seguem com as torneiras pouco abertas, e os dados da poupança preocupam.

"Ainda conforme o especialistam, o segmento econômico, ligado ao Minha Casa, Minha Vida, segue com uma demanda mais aquecida que o restante do mercado.No primeiro semestre, o financiamento com recursos do FGTS, voltado à habitação popular, subiu 1,3%. Mesmo sem querer arriscar uma projeção sobre quando haverá uma retomada do setor, Ventura vê sinais de que um momento de inflexão estaria próximo.

"É um mercado historicamente cíclico, e as empresas fizeram ajustes importantes em seus lançamentos, o que tem equilibrado a oferta."Na primeira metade de 2016, o número de novos imóveis continuou abaixo do índice de vendas, afirma. 

Campo obrigatório