Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Saiba como economizar na compra de imóveis em tempos de crise

Segundo economista, futuros proprietários devem evitar custos adicionais de registro em cartório, bem como comparar taxas de financiamento

Saiba como economizar na compra 
de imóveis em tempos de crise
Notícias ao Minuto Brasil

16:23 - 04/12/16 por Notícias Ao Minuto

Economia Negócio

Em tempos de crise, o mercado imobiliário passa por um momento difícil. Quem visa comprar uma propriedade deve evitar custos adicionais com taxas de registro em cartório, bem como comparar as taxas de financiamento.

A primeira dica é ficar atento ao registro da compra. Por exemplo, esse valor pode chegar ao patamar de 1% do preço do imóvel. Mas, se for a primeira casa que está comprando dentro do Sistema Financeiro de Habitação (SFH) e o valor do imóvel não for maior que R$ 500 mil, a lei (6.015/73) dá direito a 50% de desconto na escritura, segundo o blog do Samy Dana, no G1. Embora os cartórios não avisem sobre esse benefício, é preciso que o futuro proprietário exija esse desconto.

Caso opte pelo financiamento do imóvel, o economista garante que este não é um negócio vantajoso a longo prazo. É importante não fechar um negócio antes de pesquisar bem a taxa de juros e de Custo Efetivo Total (CET).

Leia também: Comércio de SP deve registrar queda de 6% nas vendas de fim de ano

Campo obrigatório