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Abras descarta impacto do câmbio na venda de fim de ano

A Associação Brasileira de Supermercados (Abras) acredita que o real mais desvalorizado em relação ao dólar não influenciou significativamente a decisão de compra dos supermercadistas em itens sazonais de Natal e não prevê impacto nas vendas. A entidade acredita que o setor deve apresentar alta de 14,9% nas vendas no principal feriado do ano na comparação com igual período do ano anterior.

Abras descarta impacto do câmbio na venda de fim de ano
Notícias ao Minuto Brasil

13:07 - 29/10/13 por Agencia Estado

Economia Supermercado

A Abras calculou as maiores variações de preços de itens sazonais em relação a 2012. A cerveja foi a que teve maior elevação de preço, de 11,9%, não atrelada ao câmbio. Já frutas especiais importadas tem elevação de preço de 10,1%, mas ainda assim o setor espera crescimento de 17,1% nas vendas desses itens ante uma elevação de 11,1% no ano passado.

Para o ano como um todo, as expectativas da Abras são positivas. O economista da entidade, Flavio Tayra, afirmou nesta terça-feira 29, que alguns fatores macroeconômicos vem favorecendo as perspectivas do setor e acredita que estão reforçadas as expectativas de crescimento real acumulado de 4% em 2013 ante 2012.

"Uma série de medidas vem sendo tomadas para manter a inflação sob controle, como a desoneração da cesta básica, a diminuição do preço da energia elétrica e o controle do preço de combustíveis", disse o economista. A Abras espera que os preços em supermercados mantenham o patamar atual até o final do ano. Em setembro, a cesta Abrasmercado, que inclui 35 produtos de largo consumo, registrou elevação de preços de 6,88% ante igual mês do ano anterior. A expectativa é de que o índice se mantenha até dezembro.

Volume

A Nielsen espera uma recuperação nas vendas em volume no setor no final do ano. Até agosto, as vendas em volume caíram 1% e a expectativa é de que o ano feche com estabilidade. Para o gerente de atendimento da Nielsen, Fábio Gomes, o mercado tem equilibrado a redução em volumes com alta de preços (o que aconteceu com a cerveja, por exemplo) e com melhora do mix de produtos.

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