Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

BNDES: no aperto fiscal, quem sofre investimento em infraestrutura

Informação é da diretora de Infraestrutura do banco, Marilene Ramos

BNDES: no aperto fiscal, quem sofre investimento em infraestrutura
Notícias ao Minuto Brasil

15:22 - 31/08/17 por Estadao Conteudo

Economia Banco

O Brasil investe hoje menos de 2% do Produto Interno Bruto (PIB) em infraestrutura, muito abaixo do porcentual ideal para desenvolver o setor (5%) e isso é reflexo do contexto fiscal, afirmou nesta quinta-feira, 31, a diretora de Infraestrutura do BNDES, Marilene Ramos. "Na hora do aperto fiscal a primeira coisa que sofre é o investimento em infraestrutura", disse durante o evento InfraInvest, organizado pelo BID, o BNDES e a FGV, no Rio, que debate investimentos em infraestrutura sustentável.

Marilene avalia que o grande desafio na infraestrutura é fazer bons projetos, ter planejamento e saber como investir. Ela admitiu que falhas nesses pontos levaram a "grandes derrotas" do setor público e privado em investimentos recentes em infraestrutura. Ela citou os exemplos de projetos do PAC que ficaram pelo caminho e concessões como as de aeroportos, que acabaram tendo problemas por conta de "modelagens muito otimistas".

Sem conseguir avançar em infraestrutura básica, o País deve ter ainda mais dificuldade em avançar na infraestrutura sustentável. Nesse segmento, as prioridades segundo ela são eficiência energética e perda de água. "E não entendemos porque há tão baixa demanda mesmo dispondo de linhas de financiamento atrativas", disse.

Em relação à preservação da Amazônia, Marilene criticou a visão global de que essa é uma responsabilidade apenas do Brasil. "O mundo tem que acordar. Se não vierem recursos, o que vai se fazer é a infraestrutura do século passado, que não vai dar conta da preservação", comentou.

Marilene destacou ainda que em um contexto em que o BNDES vai financiar com juros de mercado, via TLP, é preciso ter alternativas nesse tipo de financiamento sustentável. "Achamos que se não tivermos linhas auxiliares com condições mais atrativas dificilmente programas de reflorestamento vão decolar", exemplificou. Com informações da Folhapress. 

Campo obrigatório