Meteorologia

  • 14 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

BCE eleva confiança de que inflação atingirá meta

Dados dizem que condições da zona do euro são favoráveis

BCE eleva confiança de que inflação atingirá meta
Notícias ao Minuto Brasil

05:45 - 29/12/17 por Ansa

Economia Zona do Euro

O Banco Central Europeu (BCE) afirmou que os dados de seu boletim divulgado nessa quinta-feira (28) indicam que a expansão econômica na zona do euro está "em um ritmo forte" e que ocorre uma "melhora significativa na perspectiva para o crescimento".

De acordo com o relatório, a significativa redução da ociosidade na economia "dão maior confiança de que a inflação convergirá rumo à meta" da instituição, de quase 2%.

Além disso, o documento afirma que as pressões domésticas sobre os preços seguem contidas e também traz as projeções econômicas informadas na última reunião do ano, que ocorreu no último dia 14 de dezembro.

+ Bolsa sobrevive à crise política e lidera investimentos em 2017

Na ocasião, o BCE anunciou a manutenção das taxas de juros básicos no mínimo histórico. Com isso, o índice principal de juros ficou em 0%, a taxa de depósitos marginais ficou em -0,40% e a taxa sobre empréstimos marginais ficou em 0,25%.

No entanto, a entidade revisou para cima o crescimento econômico para a zona do euro para 2017, 2018 e 2019. Agora, o BCE estima que a alta será de 2,4% (contra 2,2%) neste ano, de 2,3% (contra 1,8%) no ano que vem e de 1,9% (contra 1,7%) para 2019.

Desta forma, as condições financeiras da zona do euro "continuam a ser muito favorável", ressalta o boletim. As valorizações dos bônus e das ações seguem apoiadas pela perspectiva de crescimento robusta, já que no mercado cambial, o euro tem se mantido "em geral estável nos últimos meses". (ANSA)

Campo obrigatório