Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

'Trump é que vai decidir', diz Merkel sobre tarifas de aço e alumínio

Chanceler alemã não quis especular sobre uma eventual isenção da sobretaxa

'Trump é que vai decidir', diz Merkel sobre tarifas de aço e alumínio
Notícias ao Minuto Brasil

22:17 - 27/04/18 por Folhapress

Economia Taxa

Em uma breve visita a Washington nesta sexta-feira (27), a chanceler alemã Angela Merkel declarou que conversou com o presidente Donald Trump sobre a imposição de tarifas ao aço e alumínio pelos Estados Unidos - mas não quis especular sobre uma eventual isenção da sobretaxa.

"Ele é que vai decidir;  isso está bem claro", afirmou Merkel, durante entrevista à imprensa. "Nós trocamos nossos pontos de vista sobre o atual estado das coisas, [expusemos] o nosso posicionamento. A decisão cabe a ele."

+ Conta de luz terá bandeira amarela e tarifa extra em maio

A União Europeia foi temporariamente isenta das tarifas, assim como o Brasil e outros cinco países. Mas a medida expira na próxima terça-feira, dia 1º de maio. O americano, que estava ao lado de Merkel, não deu pistas sobre o que fará.

O Brasil ainda negocia a isenção definitiva das tarifas, assim como outros países. Caso a medida passe a valer, o aço e o alumínio exportados aos EUA terão sobretaxas de 25% e 10%, respectivamente.

NEGOCIAÇÕES

A chanceler alemã disse defender um comércio internacional alinhado com o atual sistema multilateral, mas reconheceu que a OMC (Organização Mundial do Comércio) não tem conseguido formar novos consensos "há muitos, muitos anos". "Então, acordos bilaterais podem substituir isso", afirmou Merkel.

Trump é crítico da organização, e disse nesta sexta que atuará em parceria com a alemã para reformar organizações internacionais como a OMC, "que não tem tratado bem os EUA", segundo o americano. Merkel não fez menção a essa possibilidade -mas disse "vislumbrar negociações bilaterais" entre a Europa e os EUA.

Ao contrário do que fez com o presidente da França, Emmanuel Macron - que também foi recebido na Casa Branca nesta semana, entre beijos, abraços e sorrisos -, Trump foi contido com Merkel. Ele agradeceu a parceria e a cooperação com a Alemanha, e disse que a chanceler está fazendo um "fantástico trabalho". Merkel, por sua vez, destacou a aliança entre os países, mas também as "opiniões divergentes", dizendo que irão negociar "em nome da amizade". Com informações da Folhapress.

Campo obrigatório