Meteorologia

  • 16 OUTUBRO 2018
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 15º

Edição

Crise na Argentina ameaça países vizinhos com 'efeito derrame', diz FMI

Para evitar esse cenário, diz Nigel Chalk, 'talvez seja necessário repensar a política de ajustes'

Crise na Argentina ameaça países vizinhos com 'efeito derrame', diz FMI
Notícias ao Minuto Brasil

22:50 - 12/10/18 por Folhapress

Economia risco

A crise argentina poderá provocar "um efeito de derrame para os países vizinhos", segundo o FMI (Fundo Monetário Internacional).

Esse impacto negativo na região poderá ocorrer caso o Orçamento de 2019, cujo objetivo é reduzir o déficit fiscal argentino a zero, não for aprovado pelo Congresso, e se a atual recessão do país se agravar ainda mais.

Estas foram as palavras de Nigel Chalk, diretor responsável pelo hemisfério ocidental no FMI e supervisor da Argentina na entidade.

Ele apresentou, nesta sexta-feira (12), em Bali, um resumo da situação do país.

+ 'Há consenso que reformas e ajustes devem seguir', diz BC

Para evitar esse cenário, diz Chalk, "talvez seja necessário repensar a política de ajustes".

Na terça-feira (9), foi divulgado um novo cálculo de redução de crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) da Argentina para 2018, de -2,6%.

A previsão inicial do governo era de aumento de 2% da economia neste ano.

O FMI reiterou sua confiança na recuperação da Argentina, país para o qual liberou uma linha de crédito de US$ 57 bilhões (R$ 213,5 bilhões).

O organismo multilateral, porém, reconhece que há dificuldades por parte do país vizinho de cumprir as metas, entre elas, além da redução do déficit fiscal, a diminuição da inflação.

O Fundo calcula que, em 2018, a Argentina fechará com uma inflação de entre 40% e 45%, quando a meta do governo era de 15%.

O informe do FMI chega em um dia tenso, em que o governo anuncia que os aumentos de gás serão maiores do que o antecipado, e chegará a 35%.

Nos próximos dias, preparam-se anúncios no aumento do transporte e do IVA (Imposto de Valor Agregado, correspondente ao Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços do Brasil, o ICMS, do Brasil). Com informações da Folhapress.

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe o nosso aplicativo gratuito.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório