Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

O que é melhor: comprar uma casa ou investir o dinheiro?

'É preciso traçar cenários', opina especialista

O que é melhor: comprar uma casa ou investir o dinheiro?
Notícias ao Minuto Brasil

06:57 - 12/12/18 por Notícias Ao Minuto

Economia Opções

A pergunta do título é uma dúvida recorrente entre pessoas que possuem um certo dinheiro e acabam ficando entre "a cruz e a espada". É melhor comprar um imóvel - ou dar uma entrada - ou continuar no aluguel e investir o valor para se beneficiar dos juros?

O diretor financeiro do site Imovelweb, Tiago Galdino, sugere que o futuro comprador ou investidor se faça uma pergunta. "Existe algum investimento rentável para fazer? Quanto eu vou deixar de ganhar se usar aquele dinheiro para comprar um imóvel em vez de investir? É isso o que o comprador deve se questionar", o especialista afirmou ao Uol.

+ Empresas chinesas já investiram US$ 55 bilhões no Brasil em 10 anos

"Para quem vai fazer a compra [do imóvel] à vista, uma conta simples é calcular a taxa de retorno do imóvel. Se o rendimento de uma aplicação for maior do que essa taxa, a compra não compensa, ao menos financeiramente", complementa a diretora da Akamines Negócios Imobiliários Daniele Akamines.

Os especialistas ressaltam que a compra do imóvel ganha vantagem no caso de os juros de um determinado investimento forem muito baixos. "É preciso traçar cenários econômicos, avaliar as expectativas de mercado. O que podemos é ter uma referência", ressalta Daniele.

Campo obrigatório