Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Corinthians vive 'fim de ciclo' contra o Coritiba em encerramento do Brasileirão

O time fecha o ano diante do Coritiba, a partir das 21h30 (horário de Brasília), já planejando a próxima temporada

Corinthians vive 'fim de ciclo' contra o Coritiba em encerramento do Brasileirão
Notícias ao Minuto Brasil

08:15 - 06/12/23 por Estadao Conteudo

Esporte Futebol

Sem riscos de ser rebaixado e já classificado à Copa Sul-Americana de 2024, o Corinthians viaja ao Paraná nesta quarta-feira para encerrar sua temporada. Com um ano sem grandes glórias - eliminado na fase de grupos da Libertadores, quartas de final do Paulistão e nas semifinais da Copa do Brasil e Sul-Americana -, o time fecha o ano diante do Coritiba, a partir das 21h30 (horário de Brasília), já planejando a próxima temporada.

Mano Menezes assumiu o comando da equipe na reta final do Brasileirão e conseguiu o principal objetivo: manter a equipe na primeira divisão. Com 47 pontos, está a seis do Bahia, 17º colocado e o primeiro no Z-4. Sendo assim, não há mais riscos matemáticos de uma queda para a Série B. A partida contra o Coritiba - 19º e já rebaixado para a Série B - no Estádio Couto Pereira serve apenas para o treinador tentar traçar ideias para o próximo ano.

Contratado após a demissão de Vanderlei Luxemburgo, o treinador ainda não teve sua permanência para o próximo ano garantida por Augusto Melo, presidente eleito para o triênio 2024-2026. Por ser um 'jogo morto', em que os times já não têm mais pelo que disputar neste Brasileirão, o elenco corintiano não estará completo.

Lucas Veríssimo, expulso contra o Internacional, e Gabriel Moscardo, que pode ter se despedido do clube em direção ao futebol europeu e recebeu o terceiro cartão amarelo na partida contra o Internacional, serão desfalques. Fábio Santos, outro que se despediu da torcida, não viajou com o grupo para Curitiba.

Renato Augusto e Maycon, que terão seus contratos encerrados ao fim deste ano e ainda não acertaram sua renovação, não viajaram com o grupo de Mano Menezes, assim como Giuliano e Matías Rojas. Além destes, Gil e Paulinho, que se recupera de lesão no joelho, também estão no final de seus vínculos. A partida contra o Coritiba marca o fim de um ciclo para alguns dos principais jogadores do elenco.

Um destes é Cássio. Há alguns jogos o goleiro tem demonstrado insatisfação em sua relação com a torcida. "Não sei, tenho contrato. Geralmente fala de sair quando tem proposta, não sei se tem, tenho contrato com o Corinthians. Futebol não dá para cravar nada, vem demonstrando que nada é certo", disse Cássio, na zona mista após derrota para o Internacional por 2 a 1. O goleiro também não viajou com o elenco.

Em meio a isso, a escalação de Mano Menezes foi mexida em relação ao último duelo. Fausto Vera volta a ficar à disposição após lesões e vai começar entre os 11 iniciais. O mesmo vale para Yuri Alberto, que cumpriu suspensão contra seu ex-time e encerrará a temporada no Couto Pereira. Na última temporada, no mesmo estádio, o atacante marcou um dos gols no empate por 2 a 2.

"Às vezes, você não consegue conviver com essa pressão, jogadores sentem um pouco mais. Mas ano que vem vai ser diferente, nós vamos voltar a vencer como sempre venceu", afirmou Mano Menezes. Dentre os times paulistas, o Corinthians terminará apenas à frente do Santos na tabela do Brasileirão.

Já o Coritiba, que contratou Guto Ferreira para as últimas rodadas, tem apenas um objetivo: evitar com que o elenco de 2023 conquiste a pior campanha do clube na história dos pontos corridos. Com 30 pontos, soma um a menos do que 2020, quando também foi rebaixado à Série B.

Transmissões ao vivo dos jogos dos principais times do Brasileirão!

Veja resultados, notícias, entrevistas, fotos, vídeos e os bastidores do mundo do esporte

Obrigado por ter ativado as notificações do Esporte ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório