Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Galeria de arte a céu aberto em SP, Beco do Batman recebe a tocha

Jornalista Gilberto Dimenstein e o grafiteiro Speto contaram como suas vidas são entrelaçadas com a história do lugar, que virou atração turística

Galeria de arte a céu aberto em SP, Beco do Batman recebe a tocha
Notícias ao Minuto Brasil

18:26 - 25/07/16 por Notícias Ao Minuto

Esporte Vila Madalena

Um dia após movimentar milhares de pessoas por todas as regiões de São Paulo, a chama Olímpica Rio 2016 fez uma visita especial em um maiores símbolos da ocupação criativa da capital paulista: o Beco do Batman, uma galeria de arte a céu aberto no coração da Vila Madalena, na zona oeste.

Na manhã desta segunda-feira, o grafiteiro Speto, 44 anos, conhecido por seus murais em várias regiões da cidade, e Gilberto Dimenstein, 49 anos, jornalista e ativista da área de educação, conduziram a tocha percorrendo os muros grafitados por cerca de 30 artistas. 

“O beco é um dos maiores espaços abertos de arte do mundo, não apenas de São Paulo. Os muros que, em outros lugares dividem, aqui unem pela beleza. O beco antes era escuro e, com o trabalho da comunidade, passou a ser iluminado. A visita da tocha a esse lugar também passa uma ideia de luz”, filosofou Dimenstein.

“Segurar a tocha Olímpica neste momento é como segurar duas luzes: uma luz que ilumina o mundo pela ideia da comunhão pelo esporte e a luz do meu bairro querido que ilumina toda a cidade de São Paulo”.

Speto, nascido Paulo Cesar Silva, é um dos principais grafiteiros responsáveis pela criação e popularização do beco. Ele debutou no mundo do grafite nos anos 80 como um artista autodidata. Desde o início, buscou fazer um tipo de grafite com pegada brasileira, influenciado pela estética do cordel. Sua marca é a simulação da xilografia com o spray. Nas últimas décadas, trabalhou com grandes bandas brasileiras, como O Rappa, Nação Zumbi e Planet Hemp. Fez cenários, capas de disco e até produziu grafites durante shows. Hoje, entre tantas imagens que estampou nos muros da cidade, sua obra preferida em São Paulo é uma fênix de 11 metros de altura no Largo do Arouche.

“Aqui no beco a comunidade é muito unida e existe uma grande diversidade. Pessoas ricas, pobres, designers, catadores de reciclagem... Todo mundo se conhece e isso faz o bairro ser especial. É uma honra muito grande ser um artista de grafite, uma arte que já foi muito marginalizada, e estar hoje conduzido a chama Olímpica. Quando a gente acredita no que faz, o universo conspira a favor e este momento é uma prova disso”, conta Speto, cujo maior sonho é continuar grafitando grandes murais urbanos até depois dos 70 anos de idade.

Segundo o artista, a Copa do Mundo de 2014 ajudou a colocar de vez a região na rota turística de São Paulo. Num dia de jogo do Brasil, o beco e os arredores chegaram a reunir cerca de 50 mil pessoas. A expectativa é que o bairro seja um ponto de encontro de locais e turistas para os Jogos Olímpicos Rio 2016 também.

Notícias ao Minuto

A história do Beco do Batman começou na década de 1980, quando estudantes passaram a se mudar para a região em busca de alugueis mais baratos. Sem identificação de rua, o nome do lugar veio da única referência do lugar: um Batman pintado num muro. A mistura entre estudantes e artistas gerou um movimento de reocupação urbana por meio da arte e do ativismo. Hoje, o beco é fechado ao trânsito nos sábados, domingos e feriados, quando recebe cerca de 10 mil pessoas por dia.

“A partir do beco, surgiu o conceito de Parque Vila Madalena, que não é tradicional, foi criado pela criatividade das pessoas. É um parque de concreto, tipo High Line de Nova York. Virou nossa praia. Temos oficinas gratuitas de fotografia, poesia, dança, grafite. As pessoas andam de patins, de bicicleta e de skate. Cultivamos hortas comunitárias. Recuperamos esse espaço público e estamos no caminho de construir uma cidade educativa. Queremos ser um modelo para o restante de São Paula e das outras cidades brasileiras”, afirmou Dimenstein.

Transmissões ao vivo dos jogos dos principais times do Brasileirão!

Veja resultados, notícias, entrevistas, fotos, vídeos e os bastidores do mundo do esporte

Obrigado por ter ativado as notificações do Esporte ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório