Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Brasil perde para Turquia e tem sua pior campanha na história

Com as cinco derrotas, o Brasil ficou na última colocação do Grupo A

Brasil perde para Turquia 
e tem sua pior campanha na história
Notícias ao Minuto Brasil

18:19 - 13/08/16 por Folhapress

Esporte Feminismo

A seleção brasileira feminina de basquete perdeu para a Turquia neste sábado (13) e despediu-se da Rio-2016 com seu pior desempenho em Olimpíadas: cinco derrotas em cinco partidas disputadas.

Desde sua primeira participação em Jogos Olímpicos, em Barcelona-1992, a seleção feminina de basquete nunca tinha terminado uma Olimpíada sem conseguir vencer ao menos uma das partidas.

O time comandado pelo técnico Antonio Carlos Barbosa foi derrotado pela Turquia por 79 a 76, na Arena da Juventude, em Deodoro. O público compareceu em bom número e apoiou até o último lance da partida.

Com as cinco derrotas, o Brasil ficou na última colocação do Grupo A, atrás do Belarus. A seleção da Austrália terminou a primeira fase com o primeiro lugar do grupo, com cinco vitórias (10 pontos).

Em Pequim-2008 e Londres-2012, a seleção feminina perdeu as quatro primeiras partidas, mas conseguiu despedir-se da Olimpíada com uma vitória no quinto e último jogo, evitando um vexame ainda maior.

O JOGO

A equipe brasileira fez um bom primeiro quarto na Arena da Juventude, quando abriu sete pontos de vantagem sobre a Turquia. A seleção conseguiu apresentar um basquete veloz e teve boas jogadas de garrafão.

O Brasil foi para o intervalo com 14 pontos de vantagem. Mas voltou um time diferente, como também aconteceu contra a França e o Belarus: mais lento e irregular, perdendo muitos rebotes e deixando espaços na defesa.

No último quarto do jogo, a torcida tentou carregar equipe brasileira. Vaiou a seleção da Turquia em cada lance e gritou muito, como "Eu acredito!" e "Sou brasileiro, com muito orgulho, com muito amor".

Na quadra, porém, a seleção brasileira parecia perdida. Com bons arremessos de três, a seleção da Turquia assumiu a liderança do placar com certa facilidade nos primeiros minutos do último quarto.

No minuto final, perdendo por seis pontos, o time de Antonio Carlos Barbosa reagiu. A pivô Érika converteu dois lance livre e fez outras duas cestas para empatar o placar (60 a 60) e levar o jogo para prorrogação.

Após o empate de 70 a 70 na primeira prorrogação, o jogo foi decidido na última bola. Um erro de passe do Brasil deu a bola para a Turquia. Os torcedores aplaudiram a seleção apesar do resultado.

HISTÓRICO

Foi em Barcelona-1992 que a seleção feminina fez sua estreia olímpica. Terminou em sétimo lugar. Quatro anos depois, conquistou a a medalha de prata com o time formado por Hortência, Magic Paula, Janeth e outras atletas.

Em Sydney-2000, a equipe conseguiu outra conquista histórica, com a medalha de bronze. Era uma equipe renovada, que já não contava mais com Hortência e Paula. Janeth foi um dos símbolos daquela conquista.

Desde então, o Brasil não conseguiu mais medalhas olímpicas no basquete feminino. Em Atenas-2004, a seleção chegou até a semifinal, mas acabou perdendo por 75 a 88 para a seleção da Austrália.

O desempenho foi ruim em Pequim-2008 e em Londres-2012, quando país foi eliminado na primeira fase da competição e encerrou ambas as olimpíadas com apenas uma vitória em cinco partidas disputadas. Com informações da Folhapress.

Transmissões ao vivo dos jogos dos principais times do Brasileirão!

Veja resultados, notícias, entrevistas, fotos, vídeos e os bastidores do mundo do esporte

Obrigado por ter ativado as notificações do Esporte ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório