Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Slogan em inglês para Jogos de 2024 gera polêmica na França

Candidatura da capital francesa se envolveu em polêmica

Slogan em inglês para Jogos de 2024 gera polêmica na França
Notícias ao Minuto Brasil

18:46 - 20/02/17 por Notícias Ao Minuto

Esporte Paris

O slogan da candidatura de Paris para a disputa para ser sede dos Jogos Olímpicos de 2024 gerou polêmica na França. "Made for sharing" ("Feito para compartilhar"), escrito em inglês, provocou reações negativas de todos os setores. A rejeição dos franceses já havia começado a aflorar no dia 3 de fevereiro, quando foi lançado o nome da campanha da "cidade luz" na disputa.

+ Ronaldinho Gaúcho tieta e é tietado por astros da NBA nos EUA

O lema adotado para a candidatura da capital francesa foi alvo de rejeição tanto de cidadãos comuns como de representantes políticos. A líder do partido de extrema-direita Frente Nacional, Marine Le Pen, que concorre à Presidência do país, disse que a campanha se trata de um "insulto" e do que chamou de "traição linguística".

A Academia da Língua Francesa também tomou frente e relembrou que o artigo 23 da Carta Olímpica afirma que "os idiomas oficiais do Comitê Olímpico Internacional (COI) são o francês e o inglês". O slogan tem uma segunda versão, que diz "Venes Partager" ("Venha Compartilhar") que, apesar de escrito em sua língua-mãe, não foi o escolhido para a disputa.

A Academia expressou de forma unânime, em comunicado, sua desaprovação à decisão dos responsáveis pela campanha por darem proridade à língua inglesa. Bernard Pivot, presidente da Academia Goncourt, sociedade literária francesa, expressou sua indignação em conversa com a rádio "RTL". "Esse slogan é um erro e uma loucura", afirmou.

Um conjunto de empresas e associações da língua francesa decidiu ir além e recorrereu à justiça para processar os responsáveis pela campanha que, segundo eles, se trata de um "insulto". O comitê responsável, no entanto, fala em mudar o slogan para o antigo, inicialmente intitulado de "La force d'un reve" ("A força de um sonho"), buscando dar "um caráter mais universal ao projeto", afirmou Tony Estanguet, canoísta francês e vice-presidente do Comitê Nacional Olímpico e Esportivo Francês (CNOSF), responsável pela candidatura parisiense.

Outros responsáveis pela ação também justificaram a escolha do slogan em língua inglesa. "Assim como todas as organizações que se dirigem a um público internacional, optamos por um slogan escrito em francês e em inglês". (ANSA)

Transmissões ao vivo dos jogos dos principais times do Brasileirão!

Veja resultados, notícias, entrevistas, fotos, vídeos e os bastidores do mundo do esporte

Obrigado por ter ativado as notificações do Esporte ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório