Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Árbitro de vídeo: teste é feito em jogo-treino

Para o árbitro Caio Max Augusto Vieira, da Federação do Rio Grande do Norte, a principal diferença está na evolução da postura

Árbitro de vídeo: teste é feito em jogo-treino
Notícias ao Minuto Brasil

12:06 - 28/09/17 por Notícias Ao Minuto

Esporte CBF

A CBF testou mais uma vez, nessa quarta-feira (27), o Árbitro Assistente de Vídeo (VAR). O dia do curso de capacitação foi marcado pela notável evolução dos participantes com o uso da tecnologia. Como nos dias anteriores, a programação separou as atividades em manhã, tarde e noite.

No primeiro período, os árbitros e assistentes trabalharam com a tecnologia na prática. Os trios seguiram se revezando entre a sala com os monitores e o campo com ponto eletrônico. Nesta quarta, porém, a atividade utilizou todo o gramado do campo principal do Eco Resort Oscar Inn, com um jogo-treino da equipe do Brasilis Futebol Clube. O trabalho foi o mesmo à tarde e os participantes já mostraram mais familiaridade com a ferramenta e agilidade nas tomadas de decisões. 

+ Bayern demite Ancelotti após derrota na Liga dos Campeões

Para o árbitro Caio Max Augusto Vieira, da Federação do Rio Grande do Norte, a principal diferença está na evolução da postura.

"Essa ferramenta é inovadora para nós. Ontem fizemos atividades simuladas, então a gente estava um pouco travado com o vídeo. Hoje já foi um jogo, com o VAR atuando de forma como se fosse uma partida valendo, e tudo transcorreu de uma forma que nos surpreendeu. Nosso tempo (na tomada de decisões) de hoje já foi reduzido pelo menos pela metade", afirmou. 

Quem também exaltou a evolução de um dia para o outro foi André Luiz de Freitas Castro. O árbitro da Federação de Goiás destaca que ele e todo os colegas estão assimilando bem as lições passadas pelos instrutores, mas fala em evoluir ainda mais. 

"Esse começo foi de aprendizado. Pegar bem o protocolo, saber o que pode falar, a hora de entrar na decisão, em que momento o árbitro de campo tem de esperar a entrada do vídeo... E com as conversas, treinamentos e ajustes em sala de aula, fomos repassando tudo o que fizemos e hoje já tivemos um treinamento muito legal. Nós todos estamos assimilando muito bem a prática e o treinamento e, com certeza, amanhã estaremos melhores ainda do que hoje", enfatizou.

Encerrando o dia, o instrutor de árbitro de vídeo Manoel Serapião exibiu as imagens com as jogadas mais polêmicas ocorridas durante as atividades para avaliar os árbitros e assistentes. O gestual foi um dos pontos em que Serapião mais orientou os participantes. (CBF)

Transmissões ao vivo dos jogos dos principais times do Brasileirão!

Veja resultados, notícias, entrevistas, fotos, vídeos e os bastidores do mundo do esporte

Obrigado por ter ativado as notificações do Esporte ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório