Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Ex-craque da Copa de 2002 pode ser condenado à morte em seu país

Hakan Sukur pode enfrentar pena de morte

Ex-craque da Copa de 2002 pode ser condenado à morte em seu país
Notícias ao Minuto Brasil

07:39 - 21/02/18 por Notícias Ao Minuto

Esporte Política

A Copa de 2002 foi marcada pelo título do Brasil e pela ascensão de duas seleções até então coadjuvantes: Coreia so Sul e Turquia, que chegaram às semifinais.

E é justamente de um ex-ídolo turco que iremos falar: Hakan Sukur. Revelado pelo Sakaryaspor, com passagens pelo Galatassaray e em 2002 jogando ao lado de Ronaldo Fenômeno na Inter de Milão, Sukur chegou com pompa ao Mundial, embora tenha tido uma participação discreta.

+ SOBRE ESPORTE

Principal atacante da Turquia, Sukur marcou apenas uma vez na Copa, e em uma partida que já pouco vali, na decisão de terceiro e quarto lugares. Embora o feito tenha entrado para história. Anotando aos 11 segundos, Sukur tem no currículo o gol mais rápido da história dos mundiais.

Apesar de títulos importantes na carreira: campeonatos turcos e até uma Copa da Uefa, é a políica que marcou o futuro do antigo craque.

Amigo de figuras importantes em seu país, Sukur tinha relações próximas com o atual presidente do país, Recep Tayyip Erdogan, e com seu principal desafeto, o clérico Fethullah Gulen, a quem Erdogan acusa de tentativa de golpe em 2016, para retirá-lo do poder. 

Tragédias marcaram a vida de Sukur. Sua ex-mulher morreu em um terremoto e seu pai está preso. Atualmente próximo a Gullen, Sukur não pode mais retornar ao seu país, onde pode enfrentar a pena de prisão perpétua e até uma condenação à morte. Em 2016, Sukur foi indiciado por insultos a Erdogan, que desde o golpe fracassado tem condenado todos seus desafetos. Exilado, o ex-craque, hoje com 46 anos, vive nos Estados Unidos, mesmo país que Gullen.

Transmissões ao vivo dos jogos dos principais times do Brasileirão!

Veja resultados, notícias, entrevistas, fotos, vídeos e os bastidores do mundo do esporte

Obrigado por ter ativado as notificações do Esporte ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório