Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

As suas mãos podem indicar se sofre de câncer do pulmão

Uma mulher foi diagnosticada com um tumor no pulmão por conta de mãos aveludadas e o caso despertou curiosidade em médicos de todo o mundo

As suas mãos podem indicar se sofre de câncer do pulmão
Notícias ao Minuto Brasil

15:00 - 08/12/19 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Sintomas

Uma mulher decidiu ir até uma clínica de dermatologia com queixas de dores e de coceiras nas palmas das mãos, que apresentavam a característica inusitada de 'mãos aveludadas'. Sintomas esses que já a acompanhavam há nove meses.

Câncer de pulmão por conta de mãos aveludadas

A característica muito singular da queratodermia palmoplantar, também chamada de ceratodermia palmoplantar, é o espessamento anormal das palmas das mãos e/ou nas solas dos pés. É considerada uma condição raríssima, mesmo entre os pacientes com câncer.

De acordo com a DermNet NZ, entidade que realiza pesquisas sobre a pele, cerca de 90% da incidência da queratodermia está relacionada à presença de tumores malignos no pulmão e/ou no estômago. E um terço dos casos pode desaparecer após o tratamento do câncer.

Outras sintomas notados na paciente, e que são muito comuns em pessoas com câncer de pulmão incluíam tosse persistente e perda súbita e inexplicável de peso (de 5 kg em apenas quatro meses).

O câncer de pulmão da mulher de 'mãos aveludadas' não regrediu mesmo após radioterapia e quimioterapia durante seis meses. A paciente iniciou um novo regime de quimioterapia com outros medicamentos. O caso está atualmente sendo investigado por cientistas da Universidade de São Paulo (USP) e foi publicado no periódico científico The New England Journal of Medicine. 

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório