Meteorologia

  • 19 MAIO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

7 sinais indicam que sua dieta pode não ser saudável

Problemas ocasionados pelos maus hábitos vão desde desmaios até diabetes e depressão

7 sinais indicam que sua dieta pode não ser saudável
Notícias ao Minuto Brasil

19:02 - 04/11/15 por Notícias ao Minuto Brasil

Lifestyle Dieta

Dietas malucas, sem acompanhamento ou orientação médica, podem causar diversas complicações e problemas de saúde. Dentre as várias "loucuras" que as pessoas cometem, estão a restrição a um determinado grupo ou tipo de alimento, longos períodos sem ingerir alimentos e ingestão somente de líquidos.

Para ajudar as pessoas a perceberem se estão fazendo uma dieta desregulada, o site Minha Vida listou 8 sinais que indicam que a dieta que você está fazendo pode não ser a mais saudável.

1. Deixa de consumir um grupo de nutrientes

Dietas como as que restringem totalmente ou quase totalmente o carboidrato, por exemplo, estão na moda. Mas os especialistas indicam que este tipo de restrição pode não ser nada saudável. "A alimentação deficiente pode resultar em problemas físicos e mentais. Dietas restritas ou milagrosas devem ser avaliadas por profissionais da saúde e exigem cuidados", alerta a nutricionista Beatriz Botéquio.

2. Passa longos períodos em jejum

Especialistas recomendam que se coma de três em três horas, a fim de evitar picos de insulina no sangue. Por esta razão, longos períodos em jejum, constantemente, podem ser muito prejudiciais e diversos problemas podem ser ocasionados. "Algumas das complicações são perda de massa magra, músculos, aumento da produção de cortisol, confusão mental, mau hálito, sonolência, desmaios, anemia e a longo prazo o indivíduo pode chegar a desenvolver diabetes tipo 2", alerta Gutierrez.

3. Só ingere líquidos

Passar um ou mais dias ingerindo somente shakes, sopas ou sucos podem fazer com que o indivíduo tenha severos problemas de saúde, por conta da falta de nutrientes e da ingestão de fibras. "Os alimentos líquidos ainda não favorecem o processo de mastigação, que é importante para proporcionar a saciedade", explica Botéquio.

4. Perda de peso muito rápido

Apesar de parecer ótimo, a perda de peso acentuada, de forma muito rápida, pode ser um sinal de que a sua dieta é maluca. Claro que cada caso é um caso, mas os especialistas afirmam que a perda de peso saudável varia de 0,5 kg a 1,5 kg por semana. Dentre os problemas que podem decorrer da perda de peso muito rápida, encontram-se: alteração da libido, anemia, baixa da imunidade, flacidez, queda de cabelo e unhas fracas.

5. Ingestão de poucas calorias

Ingerir poucas calorias pode ser uma maneira duvidosa de perder peso. Primeiro pelo fato de o indivíduo não fazer uma reeducação alimentar, e segundo pela falta de nutrientes. "Uma das razões dela não ser interessante é que o indivíduo não se reeducou e ao parar com a dieta ele volta a ganhar o peso novamente, causando o efeito 'sanfona'", explica Novais.

6. Vive no efeito sanfona

Emagrecer e engordar, em um efeito sanfona, é um sinal de que a dieta não está sendo feita da maneira correta. Segundo o Minha Vida, o efeito sanfona acarreta em risco de piora da diabetes ou aumento do risco de desenvolver a doença, além de aumento da gordura do fígado e dos níveis de LDL, conhecido como colesterol ruim.

7. Usa artifícios sem orientação

Inibidores de apetite, remédios, entre outros meios, só devem ser usados em casos específicos e com orientação médica. "O uso de inibidores de apetite causa diversos efeitos colaterais sérios no organismo, sendo recomendado apenas em casos especiais", alerta Novais. Alguns dos problemas que podem ocorrer em decorrência dos inibidores são insônia, sono superficial, irritabilidade, tremores, depressão e aumento da pressão arterial e da frequência cardíaca.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório