Meteorologia

  • 17 MAIO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

O que não pode faltar na mesa de Natal de uma nutricionista

Ainda não começou a preparar a comilança? Então veja as dicas abaixo da nutricionista Lillian Barros

O que não pode faltar na mesa de Natal 
de uma nutricionista
Notícias ao Minuto Brasil

16:18 - 23/12/15 por Notícias ao Minuto Brasil

Lifestyle Festividades

Uma alimentação saudável é variada, nutritiva e equilibrada. Uma alimentação saudável é, também, aquela que permite consumir os alimentos de que se mais gosta… por muito calóricos que sejam. O que importa é ter moderação.

O segredo está na capacidade de controle. Porém, existem truques simples

que permitem uma mesa de Natal saudável e digna da época festiva. E é assim com Lillian Barros. Ao Lifestyle ao Minuto, a nutricionista revela o que não pode faltar na sua mesa de Natal. E são muitas as opções: desde a sopa natalícia, passando pelo tradicional e acabando nos doces.

“Um dos grandes problemas, quando nos sentamos à mesa com todas as tentações natalícias, é juntar a fome com a vontade de comer. Se conseguirmos optar por uma entrada saciante com baixo valor calórico, rica em fibra alimentar e água, perfeito. Estamos começando a refeição da melhor forma, preenchendo o estômago e equilibrando o apetite”, revela Lillian Barros.

E como os petiscos não podem faltar, Lillian revela como é fácil optar por uma versão saudável. “Espetos de tomate cereja, mini mozarella ou ovo de codorna e manjericão, além de ser visualmente agradável, é um petisco rico em licopeno, proteínas de alto valor biológico e simultaneamente baixo em gorduras e calorias”.

Como não poderia deixar de ser, uma mesa de Natal pede um bom prato principal. Mas, a “refeição principal de Natal não tem de ser necessariamente hipercalórica ou nutricionalmente desequilibrada”. “Se escolhermos os ingredientes certos e substituirmos os menos recomendados podemos manter a tradição e os sabores da época sem ter de pagar uma fatura na balança”, diz a nutricionista.

E chega o momento mais aguardado e mais aterrorizante do Natal: as sobremesas. Nada de pânico. “Normalmente tento ter pelo menos uma das sobremesas em um conceito mais ‘fit’. Troco ingredientes, reduzo quantidades, mas me certifico que o sabor e o prazer de comer continuam presentes”, garante a especialista em declarações ao Lifestyle ao Minuto.

E não falta opções: “bolo de sopa, o arroz doce ‘fit’. As rabanadas e os sonhos lá em casa não são fritos, preferimos prepará-los no forno”.

Mais dicas para um Natal saudável:

Tente substituir a “forma de confeção e os ingredientes utilizados”.

“Opte por açúcar mascavado ou mel, muita canela e em vez de fritar leve ao forno sobre uma folha de papel vegetal e deixe dourar. Vai obter opções saborosas, muito mais saudáveis e muito menos calóricas”, frisa a nutricionista, que lança ainda o desafio: “Porque não experimentar? Assim poderá aliviar o peso na balança e também na consciência”.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório