Meteorologia

  • 17 MAIO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Como as redes sociais afetam as pessoas ansiosas

Atualmente, as redes sociais têm um peso enorme na rotina das pessoas

Como as redes sociais afetam as pessoas ansiosas
Notícias ao Minuto Brasil

16:47 - 21/07/16 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Comportamento

Hoje em dia é impossível escapar às redes sociais. Se há alguns anos algumas pessoas ainda conseguiam resistir a este tipo de plataforma, agora é quase impossível e muito por culpa da inteligência dada aos smartphones, que acabam por fazer tudo o que se fazia anteriormente apenas com o computador.

Para algumas pessoas, as redes sociais são uma espécie de diário digital e em tempo real das suas vidas, uma vez que publicam uma série de imagens e depoimentos sobre si própria e sobre todos os que lhe são próximos. Mas para outras pessoas, as redes sociais podem ser um pesadelo. Falamos, claro, das pessoas ansiosas e que ficam melindradas com aquilo que os outros publicam, seja um conteúdo positivo ou negativo.

Ao site Bustle, o psicoterapeuta Jodi Aman revela que as redes sociais impulsionam os sentimentos negativos em determinadas pessoas, especialmente naquelas que são mais ansiosas, inseguras e isoladas. Mas, de que forma as redes sociais afetam as pessoas mais ansiosas? De sete, para sermos mais precisos. Diz o especialista que são estes os aspectos negativos das redes sociais na vida as pessoas ansiosas:

1 – Aumentam a tendência para a comparação. As pessoas que sofrem de ansiedade ou de insegurança tendem a comparar-se com os seus amigos das redes sociais, ficando tristes e deprimidas por não terem as vidas que veem na tela– mesmo que as imagens publicadas representem apenas uma pequena parte do dia-a-dia, e a melhor, claro.

2 – Criam dúvidas sobre a realização pessoal. De acordo com o médico, as redes sociais fazem com que as pessoas duvidem do quão realizadas estão pessoal e profissionalmente, algo que pode aumentar os níveis de ansiedade e estresse.

3 – Lançam suspeitas sobre as habilidades sociais. Estar em casa vendo imagens de pessoas rodeadas de amigos, na praia, com um drink na mão e com o mar como pano de fundo não só pode aumentar a sensação de depressão, como pode levar que a pessoa duvide das suas amizades. Mas isso também acontece quando se vê um grupo de pessoas em constante troca de comentários ou uma publicação com várias reações.

4 – Tiram a fé da pessoa em si mesma. As redes sociais “minam” a confiança da pessoa, deixando-a com a autoestima baixa.

5 – Aumentam a ansiedade sobre o corpo perfeito. O verão é a pior época para estar nas redes sociais, uma vez que as fotos na praia com roupa de banho são comuns e muitas pessoas não sabem entender que cada corpo é um corpo, acabando por desejar aquele que estão vendo ficando nervosas e ansiosas por não conseguirem ter um igual.

6 – Afastam as pessoas da vida social real. O medo de não estar à altura das expetativas dos outros e a ansiedade relacionada com o receio de não saber tudo o que está sendo publicado nas redes sociais fazem com que muitas pessoas descuidem da vida social real.

7 – Retiram a concentração. Uma pessoa ansiosa é, por si só, uma pessoa que tem dificuldade em concentrar-se em si mesma e as redes sociais vêm piorar ainda mais a situação, diz o especialista, frisando que muitas pessoas passam muito tempo saltando de perfil em perfil ao invés de cuidarem de si e de se concentrarem naquilo que podem melhorar.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório