Meteorologia

  • 06 MAIO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Inverno: veja dicas para fazer o chá perfeito

No Brasil, a palavra 'chá' é usada para qualquer tipo de bebida, quente ou fria, que tenha sofrido o processo de infusão por água quente

Inverno: veja dicas para fazer o chá perfeito
Notícias ao Minuto Brasil

20:00 - 22/07/16 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Bebida

Poucas coisas aquecem mais o corpo e a alma do que uma xícara de chá em um dia frio. Apesar da infinidade de variações, nem sempre existe criatividade para variar nos sabores e as pessoas acabam tomando sempre os sabores mais comuns, como chá verde, camomila, preto, mate, erva-cidreira e limão. As misturas, contudo, podem proporcionar sabores ricos e aromas capazes de confortar e acalmar.

No Brasil, a palavra 'chá' é usada para qualquer tipo de bebida, quente ou fria, que tenha sofrido o processo de infusão por água quente - quer seja de flores, folhas ou até mesmo cascas. Segundo especialistas consultados pelo UOL, apesar da diferença técnica, existem algumas dicas simples que podem trazer o que há de melhor dos produtos naturais para a sua bebida. Conheça:

1. Misturas

Carla Saueressig, da paulistana A Loja do Chá – Tee Gschwendner, indica a mistura de cascas de frutas nas infusões - qualquer uma, principalmente das frutas cítricas, pois desidratam bem. "O importante é tirar o mínimo da parte branca possível, pois é amarga, e secar bem para não mofar", ensina. Já Renata Acácia, proprietária da loja virtual catarinense Infusorina, sugere adicionar o gengibre desidratado.

2. Água

Para um bom chá, deve ser usada uma boa água, de preferência mineral ou filtrada, para evitar o cloro. Outro aspecto importante é o tempo de contato com a água, que não deve ser demais, senão influencia no resultado final. "Muita gente reclama que o chá verde é amargo, mas não é. Só fica amargo se for deixado tempo demais em contato com a água", lembra Érika. Outra dica é sempre seguir a instrução da embalagem, para obter o melhor do seu chá.

3. Tempo e temperatura

A especialista sugere a utilização de um termômetro para ter precisão da temperatura da água. Cada chá tem o seu tempo e temperatura de infusão ideal, por isso o indicado é sempre saber com antecedência qual o modo de preparo. Chás verdes, por exemplo, devem ter água a uma temperatura entre 60º e 80º e 2 minutos de infusão. Caso não tenha um termômetro, olhe para as bolhas na panela: quando começam pequenas, no fundo, indica que esão perto dos 70º, e viram borbulhas intensas na proximidade dos 100º.

4. Validade e armazenamento

Apesar de não terem validade determinada, os chás podem mofar e perder aroma e sabor com o tempo. O ideal é guardá-los em latas bem fechadas, em local seco e escuro, longe de umidade e de produtos com cheiro forte. Quando compradas a granel, certifique-se que as folhas estão nessas condições.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório