Meteorologia

  • 06 MAIO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Conheça 5 fatos sobre os muçulmanos

A crise migratória, que tem levado milhares de pessoas a atravessarem o mar mediterrâneo rumo à Europa, acentuou uma crise na Europa

Conheça 5 fatos sobre os muçulmanos
Notícias ao Minuto Brasil

18:30 - 22/07/16 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Cultura

Com os recentes ataques terroristas na Europa, uma onda de islamofobia vem se espalhando, tanto pelo velho continente quanto pelos Estados Unidos, que já foram alvo de ataque em 11 de setembro. A crise migratória, que tem levado milhares de pessoas a atravessarem o mar mediterrâneo rumo à Europa em busca de melhores perspectivas, também acentuaram essa crise, uma vez que, acredita-se, terroristas entraram na Europa disfarçados de refugiados. Agora, movimentos ultranacionalistas de extrema-direita, principalmente na França, Bélgica, Alemanha e Reino Unido, tem ganhado cada vez mais força e destaque.

O centro norte-americano de estudos Pew Research divulgou uma lista com cinco fatos sobre a população muçulmana na Europa, que você deveria saber, de acordo com a agência Ansa. Confira:

1. Alemanha e França são os países com maior número de muçulmanos dentro da União Europeia. Contudo, se for levado em conta toda a região, a Rússia tem o maior número de muçulmanos: 14 milhões.

2. A população muçulmana vem crescendo acentuadamente nos últimos anos. Em números, por década a comunidade aumentou um ponto percentual, sendo de 4% em 1990 e 6% em 2010. Estima-se que até 2030 os muçulmanos vão corresponder a 8% da população da Europa.

3. A idade média dos muçulmanos que vivem na Europa é mais baixa do que a média geral. Para se ter uma ideia, em 2010, a idade média dos muçulmanos era de 32 anos, oito a menos que a média de toda a Europa (40 anos).

4. Os países menos propensos a aceitarem os muçulmanos são os de centro-leste, e se a posição política é à direita, a visão tende a ser pior.

5. Em 2010, haviam 13 milhões de muçulmanos na Europa, sendo a Alemanha o país com a maior comunidade da UE, abrigando muitos imigrantes turcos, mas também kosovares, iraquianos, bósnios e marroquinos. Na França, aproximadamente 3 milhões de muçulmanos nasceram em locais que fizeram parte das colônias do país: Tunísia, Marrocos e Argélia. Com ANSA.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório