Meteorologia

  • 07 MAIO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Descubra tudo sobre as 'calorias negativas'

Existem alimentos, quando ingeridos, queimam mais calorias ao digeri-los do que as que eles realmente contêm

Descubra tudo sobre as 'calorias negativas'
Notícias ao Minuto Brasil

16:35 - 21/09/16 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Nutrição

Alimentos como o aipo, a toranja (grapefruit) ou alface, são tão saudáveis, nutritivos e têm tão poucas calorias que há quem diga que têm calorias negativas pois quem os consome queima mais calorias a digeri-los do que as calorias que os alimentos realmente contêm.

Mas, segundo a nutricionista Ann Marion Willis, há uma armadilha neste pensamento: os alimentos que tipicamente são considerados contendo ‘calorias negativas’ são os que têm poucas calorias, muita água e são um boa fonte de fibra. E segundo o que a especialista explicou ao site Apartment Therapy, isto pode se traduzir numa baixa ingestão de calorias e consequente perda de peso, mas não da forma como se pensa.

Quando estes alimentos de ‘calorias negativas’ substituem os alimentos densos e de alto teor calórico, a sua ingestão total de energia "afunda", diz Willis. "Esta mudança nos padrões alimentares é o que leva a alterações de peso, e não a digestão individual de cada alimento por si só", destacou a especialista.

"Preocupar-se sobre se o seu aipo queima cinco calorias a mais não importa se vai comê-lo com manteiga de amendoim, que é mais densa em energia", comenta a especialista.

Willis destaca que em vez de procurar as ‘calorias negativas’, o ideal é pôr em prática os seguintes conselhos: “Comer mais vegetais, frutas, grãos integrais e proteínas magras, cozinhar mais em casa, mexer-se mais e beber mais água", finaliza.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório