Meteorologia

  • 06 MAIO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Por que as pessoas falam durante o sono?

Especialistas apresentam explicações possíveis para o fenômeno

Por que as pessoas falam durante o sono?
Notícias ao Minuto Brasil

10:12 - 28/09/16 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Curiosidades

Em resposta à dúvida de um leitor, o Dr. Manny Alvarez explicou na Fox News que vários estudos mostram que falar durante o sono é “completamente normal”. “Particularmente em homens e crianças”, salienta.

Este ‘hábito’, apesar de inconsciente, no máximo pode incomodar a pessoa com quem divide o quarto, mas é totalmente “inofensivo”.

Por vezes o que se diz durante o sono pode se referir a eventos passados ou a experiências mas, como refere o especialista, na maior parte das vezes “não faz qualquer sentido”.

A boa notícia é que geralmente estes acontecimentos só duram um curto período de tempo. Shelby Harris, diretora do Behavioral Sleep Medicine Montefiore Medical Center, diz que o estresse, a ansiedade e a depressão, bem como o uso de drogas, o consumo de álcool, a febre ou a falta de sono podem desencadear ou até agravar estes eventos.

A especialista explica que falar durante o sono também pode ser um sintoma de distúrbios, como apneia, sonambulismo, pesadelos e REM (Rapid eye movement, ou, em português, movimento rápido dos olhos). Em casos muito graves pode também estar ligado a convulsões durante a noite.

Ela ressalva que, apesar de ser “inofensivo”, caso aconteça várias vezes por semana ou caso seja algo que esteja incomodando, o melhor mesmo é considerar a consulta de um especialista do sono.

Leia também: Dormiu 8h mas acordou cansado? Veja seis possíveis razões

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório