Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

10 alimentos que podem ser prejudiciais quando ingeridos em excesso

Mesmo o que é saudável precisa ser ingerido com moderação

10 alimentos que podem ser prejudiciais 
quando ingeridos em excesso
Notícias ao Minuto Brasil

07:00 - 03/11/16 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Nutrição

A alimentação é parte essenciais de uma rotina saudável. Adotar uma alimentação equilibrada é o primeiro passo de quem pretende adotar um estilo de vida mais saudável, longe das tentações e dos alimentos prejudiciais à saúde, como os industrializados, o açúcar, o sal em excesso e os processados.

Contudo, mesmo o que é saudável precisa ser ingerido com moderação. Mesmo o alimento mais saudável do mundo precisa ser consumido conscientemente e, em alguns casos, certos alimentos podem fazer mal à saúde se forem consumidos em excesso.

O site Bustle listou os 10 alimentos que devem ser consumidos com cautela. Conheça:

1. Manteiga de oleaginosas: Um exemplo muito comum é a manteiga de amendoim. Grande parte das manteigas de nozes possuem altos índices de ômega 6, altamente inflamatório ao organismo. "Um consumo exagerado pode ser perigoso", afirma Connor Young, fundador da Ample Foods.

2. Peixe: Por conterem grandes quantidades de mercúrio, muitos peixes considerados saudáveis, como salmão e atum, não devem ser consumidos em grande quantidade.

3. Açúcar: O açúcar deve ser consumido com muita moderação.

4. Álcool: Álcool em excesso pode fazer mal à saúde mental e corporal, pois o álcool é um agente inflamatório - e pode causar dependência.

5. Cogumelos: Os cogumelos devem ser consumidos com muito cuidado. Como são ricos em fibras, fósforo, zinco e ferro, quando consumidos em excesso podem levar o organismo a fazer depósitos de cálcio e a desenvolver problemas gastrointestinais.

6. Noz-moscada: Apesar de ser difícil consumir a noz-moscada em grandes quantidades, a substância pode causar delírios.

7. Cenouras: Cenoura demais pode lhe tornar laranja, e existe até um estudo, publicado no The Journal of Dermatology em 2006, que comprova isso. Tudo por causa da grande quantidade de antioxidantes, betacarotenos e vitamina A da cenoura.

8. Vegetais crucíferos: A tireóide pode ficar desregulada e causar hipotireoidismo. Brócolis, couve-de-Bruxelas, alface, couve-flor e bok choy entram na lista.

9. Laranja: Tanto as laranjas quanto os tomates são muito ácidos e, por isso, podem ocasionar a doença Esôfago de Barrett quando consumidos em excesso, explica a médica Gina Sam, M.D.

10. Soja: Por causa dos altos níveis de estrogênio, a soja pode desestabilizar os hormônios e a saúde, ao longo do tempo.

Leia também: Proteína vegetal sacia mais do que a animal, diz estudo

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório