Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Pele saudável: 4 alimentos aliados e 4 inimigos

É na alimentação que está um dos segredos para a pele saudável

Pele saudável: 4 alimentos aliados e 4 inimigos
Notícias ao Minuto Brasil

12:49 - 03/08/17 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Nutrição

Tal como qualquer outro órgão do corpo, também a pele tem na alimentação um potente aliado, mas também o seu principal inimigo. São cada vez mais as evidências de que somos aquilo que comemos e a pele, maior órgão do corpo humano, é um dos espelhos mais fiéis do tipo de alimentação, revelando quem faz boas e más escolhas.

Alimentar é um dos seis passos fundamentais para cuidar da pele e, por isso mesmo, está na hora de conhecer aqueles que são os quatro alimentos aliados e os quatro alimentos prejudiciais da boa saúde deste que é o maior órgão do corpo humano.

No leque de alimentos que favorecem a saúde da pele está o azeite. De acordo com a revista Health, esta gordura saudável é rica em antioxidantes, um componente fundamental para o organismo conseguir combater todos os agentes agressores e radicais livres. Também devido ao alto teor antioxidante, os mirtilos são uma aposta certeira, sendo já comum a sua inclusão em cremes para a pele.

Uma outra fruta aliada da dieta saudável e da pele cuidada e nutrida é a romã. Este alimento de época, é rico em antocianinas e ácido elágico, dois 'ingredientes' que ajudam a combater a quebra de colágeno e, por isso, manter a elasticidade da pele. Além disso, explica a publicação, a romã é ainda um escudo protetor contra a ação agressiva dos raios ultravioleta.

Por fim, a água é imprescindível para uma pele saudável, pois ela é a única que conseguirá manter a hidratação e o viço.  

Passando, agora, para os inimigos, pode-se incluir o açúcar - que promove o acúmulo de gordura e a perda de colágeno - e o sal - que aumenta a retenção de líquidos e o inchaço.

Também as carnes processadas, devido ao alto poder inflamatório, devem ser evitadas, assim como as bebidas alcoólicas, que além de aumentarem os níveis de desidratação (e a nossa pele precisa estar hidratada), danificam o fígado, 'entupindo-o' de toxinas e agentes que invadem as células e prejudicam a pele (e todo o organismo).

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório