Meteorologia

  • 06 MAIO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Pós-parto: quatro dicas para se sentir melhor com o próprio corpo

A gravidez provoca várias mudanças no corpo da mulher e aceitar isso nem sempre é fácil

Pós-parto: quatro dicas para se sentir melhor com o próprio corpo
Notícias ao Minuto Brasil

21:15 - 05/09/17 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Recuperação

A barriga cresce, as pernas incham, o seio ganha uma nova forma, as estrias podem aparecer e os tornozelos duplicar de tamanho... a gravidez provoca uma série de alterações internas e externas no corpo da mulher que tanto têm de naturais e felizes, como de difíceis de aceitar.

Depois de dar à luz, a silhueta feminina demora algumas semanas até voltar ao normal, ou, pelo menos, até perder a barriga pós-parto comum nesta fase. Olhar para o próprio corpo nos primeiros dias depois do parto pode ser um choque, mas é preciso saber lidar com a situação. A autora norte-americana Jill Simonian dá os melhores conselhos sobre essa fase da vida. 

À revista Parents, a fundadora do TheFabMom.com revela como o processo de aceitação é mais fácil do que parece e como parte de um maior empenho em voltar à normalidade. Uma mulher que luta pela própria confiança depois de lar à luz e que continua a cuidar dela mesma é uma pessoa que tem as condições de evitar uma depressão pós-parto, que muitas vezes surge da incapacidade de aceitar a mudança do corpo. E como se diz: mulher feliz, bebê feliz.

Ela ainda garante que essa aceitação é mais voltada para truques de beleza que ajudam a melhorar o humor e, claro, a massajear um pouco o ego e a auto-estima feminina do que treinos físicos. Em primeiro lugar, escreve na revista, a autora pesquisou sobre o assunto e encontrou uma espécie de cinta pós-parto que faculta uma maior mobilidade e confiança à mulher. Este item é usado ao longo de algumas horas com a promessa de deixar o ventre mais liso, contudo, e visto que o uso deste tipo de alternativa deve ser moderado, o melhor é procurar o aconselhamento médico para que a saúde não fique em risco.

Depois, e uma vez que 'voltar à normalidade' leva o seu tempo e deve ser um processo gradual e não apressado, a autora percebeu que pequenas mudanças podem fazer toda a diferença e sair para pegar um pouco de vitamina D e bronzear o corpo é um exemplo, não só pelo impacto físico, mas também pelos benefícios que este hábito tem na saúde mental e bem-estar. Se o clima não está muito favorável a saídas, nada como apostar em um auto-bronzeador, um truque seguro, simples e que melhora a auto-estima de quem o aplica.

A especialista ressalta que uma boa opção é apostar em roupas de tons escuros para favorecer a silhueta. Apesar de ser importante a mulher 'abraçar' o corpo tal como está - tendo cuidados com a alimentação e com a atividade física para que volte ao normal o quanto antes e de uma forma saudável - pode-se sempre recorrer a truques de estilo para um look mais confiante e cuidado.

Por fim, destaca a autora, o pós-parto não tem de ser um momento de pijama e chinelos, pelo contrário. Todas as atenções devem estar centradas no bebê, mas também no bem-estar da mulher e, por vezes, um pouco de rímel ou batom pode fazer toda a diferença na auto-estima, mais uma vez, na confiança, dois estados que também beneficiam a relação que a mãe tem com o seu 'rebento'.

Para quem pretende lidar com o pós-parto de uma forma mais ativa e saudável, a caminhada - quando aconselhada pelo médico - é também uma alternativa, podendo ser feita com o bebé, numa espécie de passeio com duplo benefício (seja para a mãe ou para o filho).

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório