Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Aos 85 anos, mulher percorre a Escócia em bicicleta em memória dos filhos

A aventura de Granny Mave chegou ao fim no domingo, quando a mulher, que celebrou o seu 85.º aniversário durante o desafio, foi recebida por uma multidão no farol de Mull of Galloway.

Aos 85 anos, mulher percorre a Escócia em bicicleta em memória dos filhos
Notícias ao Minuto Brasil

06:45 - 01/06/23 por Notícias ao Minuto Brasil

Mundo Escócia

Mavis Paterson, mais conhecida como 'Vovó Mave', atravessou a Escócia de bicicleta em memória de seus filhos falecidos. Ao percorrer um total de 1.600 quilômetros, a mulher de 85 anos também arrecadou cerca de 60 mil libras (69.490 euros) para a Macmillan Cancer Support, uma organização britânica de apoio a pessoas com câncer.

A residente de Auchenmalg, em Wigtownshire, partiu no final de abril, pedalando até a costa de Thurso e retornando para casa através de Fife.

A jornada de aventuras de 'Vovó Mave' chegou ao fim no domingo, quando ela, que comemorou seu 85º aniversário durante o desafio, foi recebida por uma multidão no farol de Mull of Galloway.

Como entusiasta do ciclismo, a idosa dedicou a viagem a Sandy, que faleceu de ataque cardíaco em 2012, a Katie, que perdeu a vida devido a uma pneumonia viral em 2013, e a Bob, que morreu em um acidente em 2016.

“Tive uma viagem maravilhosa. Agora estou em casa e me sinto um pouco triste por ter acabado”, confessou em declarações à Sky News.

'Vovó Mave' foi acompanhada por sua amiga Jackie, que pedalou mais de 700 milhas (cerca de 1.127 quilômetros) ao seu lado.

“Nos divertimos muito. Rimos e choramos juntas”, disse ela. No entanto, a aventura também teve momentos difíceis. Um deles ocorreu em Fort William, quando a mulher foi atingida por um "vento contrário horrível", quase a derrubando da bicicleta.

Apesar de tudo, 'Vovó Mave' expressou sua gratidão pelo apoio que recebeu, enfatizando que nunca esquecerá "a bondade" que recebeu "de perfeitos estranhos".

A idosa estava determinada a concluir a aventura em memória de seus filhos e para ajudar a organização. Na verdade, a ciclista e Jackie já estão planejando um novo desafio até o arquipélago das Hébridas.

Há mais de duas décadas, a mulher arrecada fundos para a Macmillan Cancer Support, depois de perder sua mãe e irmã para doenças oncológicas. Com esse novo desafio, a idosa já levantou um total de 155 mil libras (cerca de 179.461 euros).

Em 2019, 'Vovó Mave' se tornou a mulher mais velha a percorrer o Reino Unido de bicicleta, de Land's End até John O'Groats, em uma jornada de mais de 1.400 quilômetros. No ano anterior, ela completou uma prova de 24 horas pedalando.

Campo obrigatório