Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Terremoto no Peru provoca ao menos nove mortos

Uma das cidades mais afetadas foi Yanque, onde as casas são construídas de modo artesanal

Terremoto no Peru provoca 
ao menos nove mortos
Notícias ao Minuto Brasil

14:18 - 15/08/16 por Notícias Ao Minuto

Mundo Autoridades

Pelo menos nove pessoas morreram e 40 ficaram feridas num terremoto de magnitude 5,2 que atingiu o sul do Peru na noite de domingo para segunda (15), anunciaram as autoridades num novo balanço.

Anteriormente informações teriam indicado quatro mortos e o mesmo número de feridos.

Segundo o Instituto de Geofísica do Peru, o epicentro do sismo situou-se a 10 quilômetros de Chivay, capital da província de Caylloma, e a apenas oito quilômetros de profundidade. O tremor de terra foi seguido de várias réplicas nesta segunda de madrugada.

"Os municípios informaram da perda de três pessoas em Achoma e de seis outras em Yanque", na região de Arequipa, declarou à rádio pública RPP a governadora regional Yamila Osorio.

Segundo um responsável da Defesa civil, o tremor fez igualmente mais de 40 feridos, destruindo meia centena de casas e bloqueando estradas.

Uma das cidades mais afetadas foi Yanque, onde as casas são construídas de modo artesanal.

"O que mais precisamos é retirar os feridos", explicou a presidente da câmara de Yanque, Anastasia Suyco, precisando que cerca de 1.200 pessoas habitam na zona.

Na cidade, situada a 3.600 metros de altitude, 60% das habitações caíram, adiantou.

Enquanto se aguardava uma ajuda por via aérea, o transporte de água, alimentos e roupas aos afetados estava a ser feito pela estrada.

"Estamos tentando levar ajuda aos distritos afetados. (...) O vice-presidente Martin Vizcarre -- também ministro dos Transportes -- já está na zona e o ministro da Defesa vai levar ajuda", anunciou o Presidente peruano, Pedro Pablo Kuczynski, através da rede social de mensagens curtas Twitter.

O Peru é afetado anualmente por cerca de uma centena de sismos devido à sua situação geográfica na "cintura de fogo" do Pacífico, uma zona de intensa atividade telúrica.

O último grande tremor de terra no Peru aconteceu nesta data, em 15 de agosto, em 2007. Com uma magnitude de 7,9, causou 595 mortos.

Campo obrigatório