Meteorologia

  • 06 MAIO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Cineasta sírio concorrente ao Oscar é impedido de entrar nos EUA

Departamento de Segurança Interna americano alega haver 'informações derrogatórias' contra o diretor de fotografia de 'The white helmets'

Cineasta sírio concorrente ao Oscar
 é impedido de entrar nos EUA
Notícias ao Minuto Brasil

16:12 - 25/02/17 por Notícias Ao Minuto

Mundo deportado

Um jovem sírio, diretor de fotografia do documentário "The white helmets" e candidato ao Oscar 2017, foi impedido de entrar nos Estados Unidos neste sábado (25). Khaled Khateeb, de 21 anos, é um dos convidados para a maior premiação do cinema, que ocorre no próximo domingo (26), em Los Angeles.

Segundo a agência de notícias AP, o Departamento de Segurança Interna americano alegou ter encontrado "informações derrogatórias" contra Khateeb.

O caso aconteceu um mês após a Justiça americana vetar o decreto do presidente Donald Trump, que proibia a entrada de cidadãos de sete países de maioria muçulmana.

O curta documentário "The white helmets" retrata, em 40 minutos, o salvamento pela Defesa Civil Síria de mais de 60 mil pessoas encontradas em edifícios bombardeados durante a guerra no país. O filme será transformada em longa-metragem por George Clooney.

"Se nós ganharmos esse prêmio, será uma forma de mostrar ao povo sírio que as pessoas de todo o mundo estão apoiando-as. Vai dar coragem para cada voluntário que acorda toda manhã para fugir de bombas", disse o cineasta anteriormente.

O diretor Asghar Farhadi, vencedor do Oscar e indicado neste ano por "O apartamento", na categoria melhor filme estrangeiro, declarou que não participaria da premiação quando o decreto foi assinado por Trump, mas disse que vai mandar representantes.

Leia também: Suspeita de matar Kim Jong-Nam recebeu US$ 90 pelo crime

Campo obrigatório