Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Premiê anuncia retorno ao Líbano mas mantém mistério sobre futuro

Renúncia de Hariri não foi aceita pelo presidente do Líbano, Michel Aoun

Premiê anuncia retorno ao Líbano mas mantém mistério sobre futuro
Notícias ao Minuto Brasil

22:09 - 18/11/17 por Notícias Ao Minuto

Mundo Oriente Médio

O primeiro-ministro do Líbano, Saad Hariri, afirmou que estará de volta ao seu país na quarta-feira (18) para as celebrações do Dia da Independência. Hariri renunciou ao cargo de maneira inesperada no início do mês e criou uma onda de instabilidade política no Oriente Médio.

Falando desde Riad, capital da Arábia Saudita, Hariri fez um pronunciamento afirmando que deixaria o cargo por temer por sua vida e fez críticas ao Irã e ao Hezbollah por uma suposta tentativa de desestabilizar a região. A renúncia, entretanto, não foi aceita pelo presidente do Líbano, Michel Aoun, que acusou a Arábia Saudita de prender Hariri. 

+ Coreia do Norte revela condição para desistir de armas nucleares

A França, então, passou a intermediar o impasse. O chancelaria francesa visitou a Arábia Saudita e o presidente Emmanuel Macron convidou Hariri para Paris. "Como vocês sabem, renunciei, e vamos discutir isso no Líbano", afirmou o premiê libanês em solo francês. Hariri disse que falará com Aoun em Beirute sobre seu futuro político.

O Governo francês disse que "está ajudando a aliviar a tensão na região" e não deu mais detalhes se o premiê falou sobre sua renúncia. Macron discutiu a crise política no Líbano por telefone com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, o presidente do Egito, Abdel Fattah al-Sisi, o príncipe herdeiro da Arábia Saudita, Mohammed Bin Salman, e o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU) António Guterres.

A tensão no Oriente Médio preocupa a Europa. O ministro das Relações Exteriores da Alemanha, Sigmar Gabriel, afirmou que "conflitos sangrentos" podem surgir em decorrência da instabilidade no Líbano. A atual divisão de poderes acertada com o fim da Guerra Civil do Líbano (1975-1990) determina que o presidente precisa ser cristão, o primeiro-ministro sunita e presidente do parlamento um xiita. Com informações da Sputnik News Brasil. 

Campo obrigatório