Meteorologia

  • 10 MAIO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Filho de braço direito de ditador será presidenciável no Paraguai

Partido Colorado será representado no pleito por Mario Abdo Benítez, 46, filho do homônimo braço direito do ditador Alfredo Stroessne

Filho de braço direito de ditador será presidenciável no Paraguai
Notícias ao Minuto Brasil

20:33 - 18/12/17 por Folhapress

Mundo América Latina

O Paraguai definiu neste domingo (17) em eleições primárias os candidatos às eleições presidenciais, em 22 de abril de 2018. O presidente Horacio Cartes, que tentou aprovar a reeleição, também não conseguiu eleger seu postulante.

O Partido Colorado será representado no pleito por Mario Abdo Benítez, 46, filho do homônimo braço direito do ditador Alfredo Stroessner (1912-2006), que derrotou Santiago Peña, 38, ex-ministro da Fazenda do atual presidente.

"O Paraguai vive em plena democracia. Reconhecemos a tendência favorável ao senador Mario Abdo para representar a ANR [Associação Nacional Republicana, nome oficial do Partido Colorado] nas eleições presidenciais. Obrigado a todos os paraguaios por seu compromisso e participação neste dia", reconheceu Cartes.

O candidato colorado é da ala conservadora do partido. Sua proposta central é a melhora da segurança no país, como o combate aos guerrilheiros do Exército do Povo Paraguaio (EPP) e ao crime organizado e à lavagem de dinheiro.

Também defende o combate à corrupção e reformas no sistema de saúde e educação. Do ponto de vista dos costumes, declara-se contra o aborto -proibido em todas as ocasiões no Paraguai- e o casamento homossexual.

+ Em meio a greve geral, Argentina retoma debate sobre nova Previdência

O principal rival de Benítez será Efraín Alegre, do Partido Liberal, um dos principais defensores da derrubada do projeto de reeleição para Cartes -que levou a protestos violentos no país entre o final de março e o início de abril.

Alegre tentará chegar à Presidência pela segunda vez, após perder para Cartes em 2013. Já a esquerdista Frente Guasú, do ex-presidente Fernando Lugo, será representada pelo jornalista Leo Rubin, que foi escolhido por seus membros em setembro. Com informações da Folhapress.

Campo obrigatório