Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Cerca de 54 mil crianças podem ter sido afetadas por ciclone Pam

Cerca de 54 mil crianças podem ter sido afetadas por ciclone Pam, diz Unicef

Cerca de 54 mil crianças podem ter sido afetadas por ciclone Pam
Notícias ao Minuto Brasil

14:30 - 14/03/15 por Agência Brasil

Mundo Unicef

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) estimou hoje (14) que pelo menos metade da população de Vanuatu, ilha localizada no Pacífico sul, próximo à Austrália, pode ter sido afetada pelo ciclone tropical Pam, de categoria cinco, que passa neste final de semana pela Oceania. O ciclone Pam teve seu pico de intensidade ontem (13) à noite, com ventos que atingiram, em média, 250 a 270 quilômetros por hora (km/h). Em Port Vila, o ciclone tropical chegou a atingir rajadas de 340 km/hora.

Em nota, o Unicef informou que entre a população afetada podem estar, pelo menos, 54 mil crianças. “Muitas casas em Vanuatu foram destruídas, uma vez que são construídas com materiais naturais e locais que são vulneráveis a ventos fortes e inundações”, diz trecho da nota divulgada pela entidade.

Segundo a agência das Nações Unidas, escolas, igrejas e centros comunitários do arquipélago de Vanuatu estão sendo usados como abrigos de emergência para a população. “Muitos destes edifícios também podem ter sofrido danos estruturais”, alertou o Unicef.

O órgão das Nações Unidas acrescentou que hospitais, sistemas de distribuição de eletricidade e de abastecimento de água, além das redes de comunicações também foram “fortemente” danificadas em todo o território, incluindo na capital Port Vila.

A fúria do ciclone tropical, que pode provocar um dos piores desastres naturais da história do Pacífico, segundo a ONU, atingiu outros territórios insulares do Pacífico, como Kiribati, Tuvalu e as Ilhas Salomão, provocando dezenas de mortes.

“O Unicef está no terreno nos países afetados, fornecendo assistência imediata. As necessidades mais urgentes incluem o fornecimento de recipientes de água, pastilhas de purificação, sabão e instalações sanitárias temporárias”, informou a organização.

Segundo comunicado, serão necessários, inicialmente, mais de US$ 2 milhões para atendimento das necessidades imediatas dos países afetados. Os recursos serão usados no fornecimento de itens de higiene, saúde, educação, nutrição e serviços de proteção, além de obra de saneamento.

O Gabinete de Coordenação dos Assuntos Humanitários da ONU afirmou que ainda não existem números oficiais de vítimas e feridos, mas indicou que algumas informações apontam para a morte de pelo menos 44 pessoas na província de Penama, no centro de Vanuatu.

Até o momento, foi confirmada a morte de seis pessoas em Port Vila, onde vivem cerca de 40 mil pessoas. Segundo as autoridades locais, 80% das casas da cidade ficaram seriamente danificadas.

Campo obrigatório