Meteorologia

  • 18 MAIO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Justiça aceita denúncia contra dono do Safra na Operação Zelotes

A aceitação da denúncia pela Justiça significa que foi aberta ação penal contra os envolvidos, que se tornam réus

Justiça aceita denúncia contra dono do Safra na Operação Zelotes
Notícias ao Minuto Brasil

21:59 - 21/04/16 por Notícias Ao Minuto

Política Carf

A Justiça Federal aceitou denúncia do Ministério Público contra o acionista majoritário do grupo Safra, Joseph Yacoub Safra, e outros cinco acusados de envolvimento no pagamento de propina para influenciar julgamentos no Carf (Conselho Administrativo de Recursos Fiscais).

A denúncia foi feita no fim de março e é mais um desdobramento da Operação Zelotes, que investiga casos de corrupção no Carf, órgão recursal para multas da Receita Federal.

A aceitação da denúncia pela Justiça significa que foi aberta ação penal contra os envolvidos, que se tornam réus.

Agora, deve começar a fase de produção de provas e depoimentos.

Além de Joseph Safra, também são alvos o ex-diretor do grupo João Inácio Puga, dois funcionários da Receita, Eduardo Leite e Lutero Fernandes, um ex-conselheiro do Carf, Jorge Victor Rodrigues, e um auditor aposentado, Jefferson Salazar.

A acusação é que negociaram R$ 15,3 milhões de propina para dois servidores da Receita atuarem a favor da JS Administração de Recursos, um dos braços do grupo Safra.

De acordo com a ação, Puga discutia montantes e formas de pagamento, mas só os liberava mediante o aval de Joseph Safra, segundo na lista da "Forbes" dos homens mais ricos do país em 2015.

OUTRO LADO

O advogado do Safra, Luís Francisco Carvalho Filho, já afirmou anteriormente que "nenhum representante da JS Administradora ofereceu vantagem para qualquer funcionário público".

Em nota divulgada após a denúncia, o grupo Safra disse que as suspeitas "são infundadas"."Nenhum representante da JS Administração de Recursos ofereceu vantagem para qualquer funcionário público. A JS não recebeu qualquer tipo de benefício no Carf. Portanto, não há justa causa para o processo", afirma o texto.

Os demais acusados também negaram as acusações feitas pelo Ministério Público. Com informações da Folhapress.

Campo obrigatório