Meteorologia

  • 06 MAIO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Senadores pró-Dilma vão ao MP contra testemunhas de acusação

Bancada dos apoiadores da presidente afastada pretendem abrir representação contra ) Júlio Marcelo de Oliveira e Antônio Costa D’Ávila

Senadores pró-Dilma vão ao MP contra 
testemunhas de acusação
Notícias ao Minuto Brasil

19:54 - 30/08/16 por Notícias Ao Minuto

Política Justiça

Os senadores Humberto Costa (PT-PE) e Randolfe Rodrigues (Rede-AP) anunciaram nesta terça-feira (30) que a bancada da minoria parlamentar vai entrar com representação no Ministério Público Federal (MPF) e no Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) contra o procurador do Ministério Público da União junto ao Tribunal de Contas da União (TCU) Júlio Marcelo de Oliveira, e o auditor do TCU, Antônio Costa D’Ávila. As informações são da Agência Senado.

Os dois foram depoentes da acusação durante a sessão de julgamento da presidente afastada Dilma Rousseff e estão sendo acusados pelos senadores de prevaricação e falso testemunho.

Na quinta-feira (25), Antônio D’Ávila falou aos senadores como testemunha e Júlio Marcelo, na condição de informante. Para os paramentares contrários ao impeachment, os dois, principalmente o auditor do TCU, não cumpriram com os deveres de testemunha leal ao processo e de cumprimento com as atribuições funcionais. Eles pedem que sejam investigados por prevaricação, falso testemunho, deslealdade às instituições, violação do dever de imparcialidade e deveres funcionais.

O senhor Antônio D’Ávila depunha aqui na condição de testemunha e incorreu em uma sequência de contradições gravíssimas que apontam que ele, em determinada fase do processo, atuou como representante e depois atuou para julgar a própria representação que subsidiou", argumentou Randolfe.

Segundo o senador, uma contradição de D’Ávila teria ficado “latente” quando o auditor admitiu, em resposta a uma pergunta sua, ter participado da elaboração da representação do procurador Júlio Marcelo contra a presidente afastada Já ao advogado José Eduardo Cardozo, D’Ávila teria dito que não participo da representação contra Dilma.

LEIA TAMBÉM: Impeachment: testemunha da acusação é ouvida como informante

Campo obrigatório