Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

'Tralha' de Temer inclui desde facão até pijama tamanho XL

O presidente do Brasil já foi agraciado com 185 presentes desde a posse, no dia 12 de maio

'Tralha' de Temer inclui desde facão até pijama tamanho XL
Notícias ao Minuto Brasil

05:48 - 21/08/17 por Notícias Ao Minuto

Política Presente

Um ano e cem dias desde que chegou ao poder, o presidente do Brasil, Michel Temer, já foi agraciado com 185 presentes. Quando completou 76 anos de idade, no dia 23 de setembro, ganhou um instrumento de medição de ângulos geográficos e astronômicos do comandante da Marinha, Eduardo Bacellar Leal Ferreira.

Poucos dias depois de fazer um ano ocupando o principal cargo do país, em 17 de maio, período mais turbulento do mandato por causa da delação da JBS, Temer recebeu um porta-retrato com desenho do mapa do Brasil. São presentes que vão desde um vaso dado pelo presidente da China, Xi Jinping, a um facão e um kit para unhas dado pela Orquestra Criança Cidadã, projeto social do Recife. Nem sempre os brindes vêm com remetentes.

+ MPF já contabiliza R$ 2,2 mi em diárias para procuradores da Lava Jato

As informações foram obtidas pela Folha de S. Paulo por meio da Lei de Acesso à Informação. No portal, também pode ser identificada a quantidade de mimos recebidos pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Chegaram ao gabinete mais de nove mil itens. O acesso aos presentes de Dilma Rouseff foi negado. A justificativa é que os produtos não estão mais em poder da União.

Entre os presentes mais inusitados, de acordo com a reportagem, estão um pijama masculino, tamanho XL. O agrado foi dado pleo prefeito de Xangai, Yang Xiong. Também há duas canetas esferográficas, supostamente presenteadas pelo senador Cristovam Buarque (PPS-DF). "Duas canetas esferográficas? Não me lembro. Vai ver que eu esqueci na mesa e eles acharam que era presente", explicou o parlamentar.

Questionada sobre o armazenamento dos presentes, a Presidência afirmou que eles ficam no Palácio dos Planaltos e do Alvorada. Caso o objeto for considerado público, ao término do mandato é integrado ao patrimônio da União. Por outro lado, se for classificado como particular, fica no Acervo Privado do Presidente.

Campo obrigatório