Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Escolas criam aplicativos que auxiliam saúde mental e coleta de lixo

Unidades localizadas em Mogi das Cruzes e São Carlos venceram em primeiro e segundo lugares no hackathon do Movimento Inova 2020

Escolas criam aplicativos que auxiliam saúde mental e coleta de lixo
Notícias ao Minuto Brasil

09:03 - 24/11/20 por NMBR

Tech São Paulo

As Escolas Estaduais Professora Adelaide Maria de Barros, em Mogi das Cruzes, e Professor Sebastião de Oliveira Rocha, em São Carlos, desenvolveram aplicativos que colaboram com a melhoria da qualidade de vida e do meio ambiente. Ambos foram premiados com o primeiro e segundo lugares no hackathon do Movimento Inova, promovido pela Secretaria da Educação, que visa incentivar e valorizar a utilização de tecnologia em sala de aula.

Os alunos e professores da EE Professora Adelaide Maria de Barros, em Mogi das Cruzes, criaram o aplicativo “Mente Saudável”, que tem o objetivo de auxiliar alunos e professores na busca de atendimento para a saúde mental. Já a Escola Estadual Professor Sebastião de Oliveira Rocha criou o aplicativo “Juntos acabaremos com o desperdício” que conecta as escolas da Diretoria de Ensino de São Carlos com as empresas que compram itens recicláveis.

Deide Wander, professor orientador do projeto “Mente Saudável”, explica que a ideia surgiu durante uma live com os líderes de turma. “Os alunos disseram que estavam se sentindo meio tristes durante esse período de isolamento e alguns professores também compartilharam o que estavam sentindo”, afirma Wander.

Pensando em algo para poder ajudar a escola a detectar os níveis de sofrimento de uma forma mais rápida, a equipe desenvolveu o aplicativo.

Para o desenvolvimento, os alunos, juntamente com os professores Deide Wander e Fabiano Souza elaboraram um questionário de 32 perguntas baseadas no currículo do Conviva SP e estudos da Escola SaudávelMente, de Portugal. As respostas resultam em três níveis: estável, alerta e atenção. Dependendo do nível que o aluno tira, é recomendado o atendimento em saúde mental na unidade mais próxima de sua localização, que é fornecida ao aplicativo após autorização.

A escola também realizou uma parceria com a Universidade de Mogi das Cruzes para atendimento de alunos e professores. O aplicativo foi vencedor no hackathon do Inova Educação 2020, que ocorreu em outubro. A intenção é que seja disponibilizado para toda a rede após finalizado.

Coleta de materiais recicláveis

A Escola Estadual Professor Sebastião de Oliveira Rocha, localizada em São Carlos, criou um aplicativo “Juntos acabaremos com o desperdício”.

O objetivo é o de unir as escolas da Diretoria de Ensino com as empresas que compram reciclados. O valor arrecadado com a venda do material será revertido para o Grêmio Estudantil, comissões de formatura para 3º e 9º ano do Ensino Fundamental e para a Associação de Pais e Mestres da escola. Se cada aluno levar uma garrafa pet por dia, o acumulado no fim do mês será de 56 reais.

O aplicativo foi desenvolvido pelas alunas Letícia Carrera Fonseca, Victoria Heloisa O. Silveira, Hayssa Luisi da Silva, Bianca Santos da Silva.

Com informações do Governo do Estado de São Paulo.

Campo obrigatório